Comércio avalia faturamento pós-festas
Estimated reading time: 4 minutos
Passado o período das festas de final de ano, o comércio de Toledo faz um balanço das vendas e do movimento registrado nas últimas semanas De 2024. Desde outubro, algumas datas comemorativas contribuíram para alavancar o faturamento como Dia das Crianças, Black Friday e o Natal. Algumas ações do comércio também contribuíram para atrair o cliente.
Além dessas ações com descontos, promoções e campanhas de marketing criativas, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), incentivou as vendas com as campanhas de prêmios Dois meses de encanto e Natal Mágico.
A vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit Daiany Carulli comenta que essas ações foram atrativos fundamentais para que os números refletissem um aumento com relação ao mesmo período do ano anterior, “seguindo a realidade no volume de vendas do comércio varejista do Estado do Paraná, que apresentou crescimento de 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023”.
Os dados são da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), índice superior à média nacional de 4,4%.
Contudo, o Natal é a data que representa o maior faturamento no comércio varejista. Daiany lembra que a cultura de presentear, juntamente com o pagamento do 13º salário pelas empresas, reflete nos números obtidos nesse período pelo comércio local. “É evidente que alguns segmentos representam com mais força esse volume de vendas nessa época do ano, que é o caso do vestuário, brinquedos, cosméticos, celulares e eletrônicos, mais procurados pelos consumidores que buscam produtos para presentear”.
AÇÕES – E para auxiliar os empresários para atender a demanda do aumento de movimento que o final de ano representa, a Acit disponibilizou capacitações com profissionais experientes no mercado, cursos, entre outras ações com os empresários.
“Em 2024 foram 32 cursos, como forma de facilitar ao empresário o treinamento das suas equipes, assim como o seu próprio desenvolvimento como gestor. Os núcleos setoriais do Programa Empreender da Acit, permitem interação entre os comerciantes do mesmo setor, criando parcerias e aperfeiçoamento técnico. Não podemos dizer que uma ação isoladamente foi criada para atrair o consumidor ao comércio de Toledo no período de Natal, mas sim, ressaltamos a relevância da campanha Natal Mágico como o ponto forte entre as estratégias adotadas ao longo de todo o ano”, cita a vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit.
Daiany Carulli salienta que entre as premiações estavam um carro 0 km e uma casa com três ambientes com móveis planejados. Nesta campanha foram acumulados mais de 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil) cupons, cerca de 80 mil a mais que no ano de 2023. “Isso prova que a campanha vem ganhando força a cada ano. Mas ela só é possível com o comprometimento das empresas que fazem parte do fundo de promoção, além, é claro, dos parceiros que compram a ideia e que nesse ano de 2024, fizeram o Natal Mágico especial: Fiat Fipal, Coopcerto, Sicoob Meridional, Shopping Panambi, LS Construtora e os Núcleos de Marcenaria e Estofaria e o do Arquitetura”, complementa.
OPORTUNIDADE – Após as festas, o ano começa com outras despesas que pesam no bolso do consumidor. É um período com poucas expectativas em relação a grandes resultados, seja pelos custos com os tradicionais impostos ou pela rotina de muitas famílias que ainda estão em viagem.
“No entanto, para o consumidor, é um momento interessante de buscar ofertas que o comércio no geral prepara e já está praticando. Por isso, fica aqui a dica para levantarem suas necessidades neste início de ano e irem às compras, com certeza encontrarão um varejo com muitos preços especiais”, finaliza Daiany Carulli.
Da Redação
TOLEDO