Flávio Furlan, presidente da Faciap, fala sobre desafios do comércio no Paraná

Estimated reading time: 6 minutos

O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) Flávio Gotardo Coelho Souza Furlan participou do podcast ‘Algo a Mais’ do JORNAL DO OESTE na noite da última quinta-feira (13). O empresário e advogado tem uma sólida trajetória no associativismo e foi eleito presidente da Faciap para a gestão 2025-2026. A eleição marca mais um capítulo em sua carreira, já que presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) durante as gestões 2016-2017 e 2017-2018, além de comandar a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) no biênio 2020-2022.

Na sua participação no JO, Flávio Furlan falou que a Faciap é composta por, aproximadamente, 296 associações comerciais, espalhadas pelo estado. “Temos uma missão de fazer com que as comunidades, onde as associações estão inseridas, se organizem e possam ter voz perante aos nossos representantes políticos. Importante dizer que nós somos a única Federação que não tem uma contribuição compulsória, todo o nosso sistema é montado em cima de um associativismo voluntário. Todos trabalham de forma voluntária para que a comunidade onde se encontra possa prosperar e se organizar tanto economicamente como politicamente”.

O presidente lembrou do período em que presidiu a Acit, uma das Associações mais organizadas do país, e das campanhas de premiação que a entidade realizou que enfatizam o fortalecimento da entidade. “Naquele momento, eu tive a oportunidade de sortear 50 motos, mais 50 televisores em comemoração aos 50 anos da entidade. Isso mostra o quão organizado e forte ela é economicamente. Também pude perceber a importância do Programa Empreender e dos núcleos setoriais dentro de cada segmento do nosso comércio e da nossa indústria. Isso é uma parceria que nós temos dentro das associações comerciais com o Sebrae que é um grande parceiro dos micros e pequenos empresários e eu pude levar isso a nível regional quando presidi a Caciopar”.

No Paraná, são 12 coordenadorias. A Caciopar foi a primeira a ser fundada pelo empresário Hylo Francisco Bresolin que na época viu a necessidade de mais força regional para questões de infraestrutura ou mesmo de comércio. “A nossa coordenadoria, a Caciopar veio para unir essas forças da sociedade civil em torno dos objetivos que, por vezes, das nossas bandeiras são comuns a toda uma região”, lembra Furlan.

Durante o período que esteve na Caciopar, Flávio Furlan conta que teve a oportunidade de participar de eventos e reuniões de todas as 46 associações. Foram mais de 15 mil quilômetros só no Oeste do Paraná entendendo a realidade e as necessidades. “Isso me capacitou – acredito eu – para exercer esse cargo tão importante dentro da nossa Federação”.

Flavio Furlan comentou no podcast que vai trabalhar pela região Oeste, da mesma forma que vai levar exemplos para outras regiões. “Além de todo o movimento associativista que é muito bem organizado, nós ainda temos entidades que trabalham paralelamente para o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou o presidente da Faciap.

DESAFIOS – Ele citou também a velocidade com que a sociedade evoluiu nos últimos anos, sendo esse um dos grandes desafios para a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), na qual Flávio Furlan representa o estado do Paraná.

“Vamos ter que rever todos os nossos conceitos de como se fazer comércio. Eu costumo citar por exemplo, um comércio que está na Rua Barão do Rio Branco há 60 anos. Se ele for competir com um menino que usa o celular, trabalha com mídias sociais, você tem um menino, de 18 anos, faturando mais ou fazendo um comércio muito mais eficiente do que aquele que já está instalado há 60 anos. Então esses são grandes desafios. A cada dia que passa a velocidade de se fazer negócio e de se prospectar está sendo mais rápida”.

O presidente da Faciap comentou sobre os projetos em estudo na entidade pensando na parte logística do estado, principalmente para facilitar o desenvolvimento das regiões. “Muitos estudos estão sendo elaborados e todos os projetos que tínhamos há cinco anos estão sendo revistos. Tem muita gente olhando para isso, porque nossas cooperativas agroindustriais, por exemplo, que já alimentam o mundo, estão crescendo exponencialmente, estão crescendo com margens de mais de 10% ao ano. Ou seja, se nós continuarmos assim, em 2030 não vamos conseguir mais circular e o que nós vamos fazer?”.

Outro desafio que a entidade identificou é o conflito das gerações dentro do meio ambiente de trabalho. “E nós também estamos trabalhando isso dentro das nossas associações comerciais com psicólogos, entendendo melhor essa dificuldade”, acrescenta.

Outra realidade apontada pelo presidente da Faciap que está sendo trabalhada na Federação e também nas associações comerciais é a questão cultural e a chegada de migrante. “A vinda de todas essas pessoas para cá nos traz outros grandes desafios de moradia, de infraestrutura, de saúde, de educação e nós também temos a obrigação de auxiliar os nossos entes públicos a resolver esse tipo de situação”.

ASSOCIATIVISMO – O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) Flávio Gotardo Coelho Souza falou também no podcast ‘Algo a Mais’ da importância do associativismo. “Nós temos a solução para praticamente todos os problemas enfrentados pelas pessoas que desejam empreender, que desejam aumentar a sua empresa, evoluir de uma microempresa para uma empresa de pequeno porte, nós já temos isso. Temos parceiros como Sebrae, como Senai, como o Sesi, como a Fecomércio e as vantagens do empresário no associativismo são gigantescas. O ambiente é efetivamente de união e de associativismo, visando o crescimento dos seus negócios individualmente”, afirmou.

Ele reafirmou o seu compromisso em trabalhar pela população de Toledo e do Oeste do Paraná e apresentar as demandas para o crescimento e o desenvolvimento da região. “Eu estou aberto para levar ao Governo do Estado e também para Brasília, dentro da CACB, todas as pautas necessárias para o nosso desenvolvimento”, concluiu o presidente da Faciap.

Da Redação

TOLEDO

Confira os nomes do Conselho de Administração:

Presidente: Flávio Gotardo Furlan

Primeiro Vice-Presidente: Lourival Macedo

Diretora da Faciap Mulher: Paola Battistella

Diretora da Faciap Jovem: Thanile Gabriela Ratti

Diretor Jurídico: Ruy Fonsatti Junior

Diretora de Comércio: Jossiane Sulte Wisniewski

Diretor de Indústria: Marcos Flávio Frazão

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.