Comissão de Atendimento ao Consumidor do Mercado Imobiliário atua em Toledo

Buscar soluções para os problemas que envolvam a prestação de serviços dos corretores de imóveis ou de imobiliárias é uma das ações promovida pela Comissão de Atendimento ao Consumidor do Mercado Imobiliário (Crecicon). Os membros da Comissão possuem a responsabilidade de atender a população, de forma gratuita.

A Crecicon é criada através da Resolução do Cofeci 325/92 e normatizada no Creci-PR pelo ato 005/2004. A Comissão é composta por corretores voluntários nomeados por portarias. As audiências são realizadas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava e Matinhos, Santo Antônio da Platina, Apucarana e Toledo.

Atualmente 89 corretores de imóveis trabalham na Crecicon no Paraná. Os membros são assistidos pelo coordenador estadual Adriano Martos e pela equipe técnica do Conselho.

De acordo com o presidente do Creci-PR Luiz Celso Castegnaro, as atividades promovidas pela Crecicon são importantes, porque elas oferecem um serviço gratuito para a população e prezam pela conduta ética dos profissionais corretores de imóveis.

ÉTICA – Em Toledo, a Crecicon é coordenada por Adriana Zanatta. Ela explica que a Comissão tem como principal atribuição resolver problemas de forma rápida e se comprovados a má fé ou falta ética dos profissionais enunciados são aplicadas sanções administrativas. “Com o crescimento acelerado da profissão, a Comissão visa ter um mercado organizado e ético”.

A Crecicon, em Toledo, é composta através da Portaria n. 017/2022 de 3 de fevereiro 2022 pelos seguintes membros: Adriana (coordenadora), Antônio Machado Ribeiro, Alexandre Fernando Niehues e Jaime Bombardelli. “Desde o início da atuação da Comissão, os membros receberam em torno de dez denúncias. A quantidade é baixa ao levar em consideração o tamanho do município”.

Adriana explica que em todo o mercado de negócios, infelizmente, existem algumas pessoas que nem sempre atuam com ética. “Neste contexto, a Comissão promove um trabalho com o foco em respeitar os direitos da população. Atualmente, o consumidor possui um órgão que está disposição da

comunidade. Ela pode realizar as denúncias e, de certa maneira, inibir as contraversões”.

DENÚNCIAS – Para realizar uma denúncia é preciso entrar em contato com a Comissão para receber a instrução ou realizar de maneira anônima no Creci-PR. As audiências conciliatórias são realizadas em Toledo de forma imediata ou no máximo de 30 dias.

Segundo a coordenadora da Comissão, se durante a audiência conciliatória, o corretor ter cometido algum erro, ele pode receber uma sanção. Em Toledo, as principais denúncias são referentes a pessoas que realizam a intermediação de um negócio e cobram um valor diferente do combinado; recebem o aluguel e não repassam o dinheiro para o proprietário ou também promove uma venda, porém cobra comissão superior ao valor combinado.

Adriana enfatiza que a Crecicon auxilia na organização do setor e em manter a credibilidade do mercado imobiliário no município. “Qualquer pessoa que se sentir lesada ou enganada pode procurar a Comissão; nós somos um ‘Procon’ do mercado imobiliário. Nós defendemos o direito do consumidor e imobiliárias ou corretores podem receber sanções”.

Ela complementa que em algumas conciliações o cidadão não aceita a negociação e o processo segue para o Conselho de Ética de Curitiba. “O denunciado por receber multa ou até mesmo ser descredenciado e perder o seu Credi. Acredito que, em Toledo, tenhamos alguns casos isolados de profissionais que agem de má fé. Os casos são menores perto do volume de negócios do município”.

Adriana finaliza que a Comissão quer manter a organização do mercado imobiliário. “Assim quem ganha é o consumidor e o mercado fica cada vez mais competitivo e melhor”, conclui a coordenadora da Comissão de Atendimento ao Consumidor do Mercado Imobiliário.

Da Redação

TOLEDO

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