Comissão da Educação, Cultura e Desporto de Toledo visita Escola Alberto Santos Dumont
Os integrantes da Comissão da Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Vereadores de Toledo realizaram, na última semana, visitas cotidianas em espaços da Educação que estão em fase de construção e que foram entregues ou inaugurados.
De acordo com o presidente da Comissão, Professor Oseias Soares, os vereadores visitaram a Escola Municipal Alberto Santos Dumont, localizada no Jardim Porto Alegre. “Nós observamos o que podemos contribuir como Comissão e também como cidadão, participando mais da vida escolar”.
Soares complementa que o objetivo é despertar a maior participação da comunidade na vida escolar. “Participar mais ativamente seja por meio do Conselho Escolar, da APM ou mesmo devido a aproximação com a escola”, comenta o presidente da Comissão ao acrescentar que cada cidadão deve se aproximar mais da escola da comunidade. “Assim, conseguiremos ‘abraçar a Educação”.
O vereador salienta que novas visitas serão realizadas em outros estabelecimentos e bairros, tanto da Educação, como Cultura e Desporto. “Na Escola Municipal Santos Dumont, nós conseguimos observar a falta de professor e o empenho da diretora e de sua equipe. Quando faltava mais educadores, a diretora ia para a quadra gerar hora-atividade para as professoras realizarem o planejamento de aula”.
Soares salienta que a visão da diretora o impactou, porque desperta a vontade de seguir, de se apoderar, de defender e de lutar pelo bem da escola. “É muito bom ter proximidade com esse tipo de profissional, pois é uma diretora que está à frente do tempo e com outras que fazem o mesmo”.
CONSTRUÇÃO – Na oportunidade, o Professor Oseias e os vereadores Elton Welter e Marcelo Marques também visitaram a escola em construção naquele local. O presidente da Comissão destaca que o Município deve ter cautela com os projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Governo Federal. Ele explica que os projetos arquitetônicos ou os de engenharia são encaminhados ao Município prontos. “Contudo, muitas vezes, são projetos pensados para aquela região e não se enquadram, por exemplo, com as características da nossa cidade”.
De maneira geral, as obras estão encaminhadas e em fase bem avançada. Welter menciona que aconteceu uma quebra de contrato e novos encaminhamentos foram realizados. “O projeto precisa passar por alguns ajustes finos. É uma obra bonita”, relata o vereador ao ponderar a receptividade da diretora. “Achei maravilhosa a forma de condução dos trabalhos. Existe a empatia da comunidade há mais de cinco décadas e uma articulação e convivência harmoniosa”. Ele ainda menciona os projetos realizados na Escola, como das abelhas sem ferrão.
O parlamentar Marcelo Marques avalia os projetos da escola como fantásticos e organizados. “É uma escola grandiosa. A comunidade faz parte dela e o zelo da diretora pela escola é bonito”. Já sobre a construção da nova unidade, ele ficou preocupado com alguns pontos, como o fato do telhado estar quebrado por causa dos ventos. “Em breve poderemos ter infiltrações e goteiras no telhado”.
Da Redação
TOLEDO