Comissão de Mulheres do Sindicato Rural participa do 2º Premen Agro

O Sindicato Rural de Toledo, por meio da Comissão de Mulheres, participou da 2ª edição do Premen Agro. Noelir Kolling e Gládis Schneider integraram a mesa redonda que debateu os desafios e oportunidades da presença feminina no agro. Com o tema “Mulheres no Agronegócio”, o evento estudantil foi realizado pelo Colégio Presidente Castelo Branco, por meio do curso Técnico em Agronegócio. O convite foi aceito de pronto, tendo em vista a proposta do evento e a disponibilidade do colégio em trazer o Sindicato Rural para contribuir nesse processo formativo dos estudantes do ensino técnico.

A mesa redonda foi antecedida por três palestras, com mulheres que enfrentaram desafios e os superaram ao longo de sua trajetória na busca pelo conhecimento. Histórias que se encontraram nas suas semelhanças, como de Wanda Riedi que comanda um grupo de empresas que atuam no agronegócio, transportes e consórcios. No encontro, ela contou sua trajetória de vida, encantando as estudantes que participaram do evento, assim como demais convidados, ao defender práticas inovadoras e o fortalecimento da presença feminina no campo.

“Foi importante mostrar os estudantes como foi a nossa luta para chegar até aqui e o que eles devem focar para um futuro melhor. Devemos mostrar nosso rosto para alcançar os objetivos. A mensagem para os estudantes é que mantenham o foco e corram em busca da realização de seus sonhos”, disse Gládis Knebel Schneider, integrante da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural Patronal.

Gládis aproveitou a oportunidade para divulgar as ações do Sindicato Rural em prol do agronegócio de Toledo. “As mães de vocês são convidadas a participar da nossa Comissão. E nós temos o Senar, que oferece muitos cursos, treinamentos e capacitações, inclusive sobre empreendedorismo. Aproveitem porque seus pais já contribuem com o sistema Senar e são cursos gratuitos para vocês. Não desperdicem essas oportunidades”, reforçou.

Também integram a mesa redonda do evento a Flávia Kliemann, diretora de crédito agro do Sicoob, as produtoras rurais Rosinei Maraschin (suinocultura), Joana Orlando e Regina Tomé (cafeicultura) e a professora universitária Djeimi Leonhardt Neske.

Outras histórias se encontraram no evento, como de Ana Carolina Heemann, que possui um laboratório de pesquisa e desenvolvimento e fabricação de adjuvantes para o mercado agrícola e está instalada em Toledo. Ela e o marido, há 24 anos, empreendem na área de extratos vegetais a partir dos recursos da nanotecnologia. A empresa já tem quatro fertilizantes e agora dois adjuvantes em fase inicial de comercialização. Por sua vez, Cirlei Rossi apresentou aos estudantes como foram seus passos na constituição da Queijaria Átani e da transformação do espaço num Centro Cultural que abarca, além de gastronomia, a preservação da história e de suas raízes no campo.

Os trabalhos desta edição do Premen Agro foram conduzidos pela coordenadora do curso Shirlene Oliveira e pela pedagoga Sandra Gonçalvez, juntamente com uma equipe de organização que contou com o envolvimento direto dos estudantes. Aliás, durante o evento, foi oferecido um “café colonial” aos participantes, com produtos elaborados nas propriedades rurais.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.