Comitê intersetorial de combate à dengue realiza última reunião do ano

Estimated reading time: 3 minutos
Na tarde desta terça-feira (3) o Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus realizou, no Centro Municipal de Controle e Endemias de Toledo, a oitava e última reunião de 2024. No encontro foram apresentados os dados epidemiológicos, ações de conscientização realizadas durante o ano e os detalhes do Plano Municipal de Ação para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus 2024/2025.
No período entre 28 de julho e 29 de novembro de 2024, Toledo teve 1.620 notificações (quantidade de pessoas que procuram os serviços públicos e privados de saúde com sintomas) de dengue. Destas, 18 casos foram confirmadas como dengue, 228 aguardam resultado e 1.380 exames deram resultado negativo. Todos estes dados estão sendo atualizados semanalmente, às sextas-feiras, pelo Departamento de Vigilância em Saúde que divulga os boletins semanais.
A diretora deste setor, Juliana Beux Konno, observa a queda dos casos de dengue durante o período observado. “No mesmo período no ano passado, nós já tínhamos 33 casos confirmados. Claro que não podemos comemorar, pois dengue não se pode comemorar, pois de uma semana para outra tudo pode mudar. Porém, no momento, estamos em um período estável”, avalia.
Na reunião também foi abordado o 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa), onde os bairros com o maior índice foram o Gisele II (15,06%), Europa II (11,90%) e Maracanã (10,52%). Lixo doméstico (35 episódios) e vasos de plantas (23) estão entre os locais onde mais focos do mosquito foram encontrados.
Ainda foram apresentados os dados da vacinação contra a dengue em Toledo, que acabou ficando abaixo da meta estipulada, sendo 2.373 pessoas receberam a primeira dose e 994 tomaram a segunda.
A última reunião do ano foi encerrada com os números das ações realizadas de janeiro a dezembro de 2024. Neste período, foram 81 entrevistas para rádios, redes sociais e afins, 109 palestras de conscientização, 202 peças teatrais e 3 mutirões de limpeza.
Na ocasião, também foi apresentado o Plano Municipal de Ação para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus – 2024/2025. O documento, elaborado por vários setores da administração municipal, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e já começa a nortear as ações do poder público local no combate ao Aedes aegypti.
A próxima reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus já tem data, local e horário marcados. Será no dia 11 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 14h, no Centro Municipal de Controle e Endemias.