Comunidade de Novo Sarandi passa a contar com Farmácia Comunitária

A comunidade de Novo Sarandi acaba de celebrar uma importante conquista. Foi oficialmente entregue, na manhã desta terça-feira (23), a Farmácia Comunitária que funcionará no interior da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito mais populoso de Toledo.

O ato foi prestigiado pelo prefeito Beto Lunitti; pela vereadora Marly Zanetti; e pela titular e pelo diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Gabriela Kucharski e Taylon Eduardo Pereira, respectivamente. Também estiveram presentes profissionais da unidade de saúde e moradores de Novo Sarandi, com destaque especial para os alunos da Escola Municipal Orlando Luiz Bazei. 

A entrega não se trata de uma inauguração, mas, sim, de uma mudança de status de uma estrutura existente. “Agora um farmacêutico bioquímico estará presente e poderá realizar procedimentos que um técnico de farmácia não está autorizado, como dispensar psicoativos e orientar de forma assertiva os pacientes sobre como usar de maneira racional os remédios prescritos na receita médica. Essa alteração é um sonho antigo da comunidade, pois dispensa os moradores de Novo Sarandi e comunidades próximas da necessidade de se deslocar até a Sede do município para retirar alguns tipos de medicamentos”, explica Taylon.

Segundo a secretária da Saúde, essa ação integra outras que visam à reestruturação da atenção básica. “Com o abrandamento da pandemia, demos início ao plano, o que só foi possível mediante o chamamento de 50 profissionais aprovados em concurso público, entre os quais um farmacêutico bioquímico específico para a UBS de Novo Sarandi. Dessa maneira, conseguimos atender a uma indicação apresentada há 9 anos pela vereadora Marly Zanetti, que é moradora aqui do distrito, e sabe muito bem o quanto a distância física interfere na qualidade de vida de algumas pessoas que tinham dificuldades de ir até a Sede. Mas essa distância não tem interferido na qualidade do trabalho da ESF [Estratégia Saúde da Família], que oferece um serviço de igual qualidade à oferecida pelas demais equipes da cidade”, pontua Gabriela.

Em sua fala, a representante do Legislativo Municipal, agradeceu a todos que tornaram possível a implantação da Farmácia Comunitária em Novo Sarandi, a qual ficará aos cuidados do farmacêutico bioquímico Sidnei Borges. “Meu ‘muito obrigado’ à gestão, aos meus colegas vereadores e à população do distrito que caminhou ao meu lado na busca por este objetivo. Por muito, em virtude de dificuldade de deslocamento, muitas pessoas deixaram de tomar remédios que só podiam ser retirados nas farmácias comunitárias da Sede e viram seus problemas de saúde agravarem. Felizmente, esta realidade começou a mudar recentemente e deixa a lição de que, com perseverança, tudo pode ser alcançado”, salienta Marly.

Enfermeiro da ESF em Novo Sarandi, John Lennon dos Santos Vetorato, destaca a importância da Farmácia Comunitária no trabalho realizado pela equipe. “Ficamos felizes em ter mais este serviço na UBS, o qual contribui para o nosso trabalho de saúde preventiva uma vez que a atuação de um farmacêutico é uma importante ferramenta para a aumentar a resolutividade de situações que atendemos”, pontua.

Além de falar sobre a implantação da Farmácia Comunitária, o prefeito Beto Lunitti tratou das políticas de fomento à industrialização em Novo Sarandi por meio da comercialização de terrenos industriais com preços e condições acessíveis e, dirigindo-se aos alunos da Orlando Luiz Bazei, para falar a respeito do maior pacote de investimentos da história da educação de Toledo. “Na saúde estamos trabalhando para fortalecer a atenção básica, proposta do plano de governo apresentado na campanha de 2020. Entendemos que as UBS são as portas de entrada dos pacientes do SUS, onde é muito mais fácil prevenir e tratar as doenças, impedindo que se agravem”, observa. “Em outra frente, também estamos buscando melhorias para as equipes de saúde da família e implantamos o AMI, o Ambulatório Materno-Infantil, um espaço onde é acompanhado de perto o desenvolvimento dos 1.000 primeiros dias de vida das nossas crianças. Iniciativas como esta no presente definirão a Toledo do futuro e nossa gestão tem colocado o máximo possível de recursos em prol da vida e da satisfação dos toledanos. Temos inúmeros desafios na saúde e em outras áreas da administração municipal, mas, gradativamente, com passos firmes, vamos superá-los todos”, frisa. 

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.