Concurso para o IDR-PR vai contribuir para a realização de políticas públicas

Estimated reading time: 4 minutos
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a abertura de um concurso para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). A notícia foi repassada durante a edição do Show Rural, em Cascavel, neste ano.
Segundo o gerente regional do IDR-PR, em Toledo, Ivan Decker Raupp, a necessidade da região Oeste é de aproximadamente 20 profissionais de nível superior na área de extensão rural, especialmente na regional de Cascavel. “Na regional do município vizinho, em torno de dez cidades não possui um técnico permanente. Logo elas são atendidas com o apoio de outros profissionais”.
Ivan pontua que na Regional de Toledo, um município estava sem técnico permanentemente e vários cidades com apenas um técnico. “As Regionais de Toledo e de Cascavel totalizam 48 municípios atendidos por técnicos do IDR-PR e existe a necessidade do reforço da equipe técnica da extensão rural”.
Ele complementa que são profissionais das áreas de medicina veterinária, agronomia, zootecnia, administração, economia e engenharia de alimentos. “Nós estamos com muitas expectativas. Além da extensão e do atendimento do agricultor, nós temos as estações de pesquisa na região Oeste do Paraná. Atualmente, atuamos em Santa Tereza do Oeste que é a sede do nosso polo. Também temos estações em Palotina e Santa Helena. Em Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon temos quatro pesquisadores”.
A expectativa, conforme Ivan, é que novos pesquisadores sejam designados para a região Oeste do Paraná, especialmente em fruticultura e grãos, no aspecto de manejo de solos de materiais adequados para as condições climáticas da região”.
POLÍTICAS PÚBLICAS – O gerente regional do IDR-PR menciona que é preciso expandir o número de cargos tanto na pesquisa quanto na extensão, mais o pessoal na área administrativa. Ivan salienta que no caso da extensão, a Regional de Toledo precisa do reforço profissional para que as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado como Banco do Agricultor Paranaense; o Renova Paraná que tem uma demanda extraordinária na região Oeste e o Irriga Paraná lançado recentemente com apoio para questão da irrigação, programa de microbacias hidrográficas, programas de segurança alimentar, além da assistência técnica nas cadeias produtivas da pecuária leiteira, da piscicultura e da agroindústria familiar sejam melhor desenvolvidas.
“O Estado ao reforçar essas equipes e em parceria com a iniciativa privada, com as Secretarias Municipais de Agricultura, cooperativas e demais parceiros possam contribuir para o desenvolvimento rural do Oeste do Paraná que tem uma demanda extraordinária e uma concentração muito grande da agricultura familiar”, pontua.
CONTRIBUIÇÃO – Ivan solicitou para a Regional de Toledo a lotação de um profissional da área de Engenharia de Alimentos para contribuir com a Agroindústria Familiar, considerada importante na região, especialmente produtos lácteos, queijos, defumados, panificados entre outros. “Se vier este profissional, além de Toledo deverá dar suporte aos 20 municípios da Regional. Atualmente, aproximadamente 190 pequenas agroindústrias são atendidas. O edital – com todas as regras, prazos para inscrição, estrutura das provas e o cronograma completo – está previsto para ser publicado ainda no primeiro trimestre, com as informações oficiais disponíveis via edital e divulgadas pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
Os últimos concursos realizados pelo IDR-Paraná ocorreram ainda sob a estrutura da Emater e do Iapar. O concurso da Emater foi realizado em 2014, com chamadas até 2016, enquanto a seleção para a Pesquisa Agropecuária ocorreu em 2012.
Da Redação
TOLEDO