Conferência Internacional: professor da UTFPR apresenta artigos científicos na Austrália

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, participou da Conferência International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN) – em Gold Coast, Queensland, Austrália. O professor do curso de Engenharia de Computação da UTFPR, Andrés Eduardo Coca Salazar, apresentou o artigo ‘GLSI Texture Descriptor Based on Complex Networks for Music Genre Classification’.

Salazar também participou com o artigo ‘CLBP Texture Descriptor in Multipartite Complex Network Configuration for Music Genre Classification’ no Workshop INNS DLIA (International Neural Network Society Workshop on Deep Learning Innovations and Applications), que faz parte do IJCNN, cujos anais serão publicados no Journal Elsevier Procedia Computer Science. A Conferência International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN) é considerada a principal conferência internacional na área de teoria, análise e aplicações de redes neurais.

“A participação na conferência foi uma grande experiência para mim porque me permitiu conhecer de perto os avanços atuais na área da computação, os temas de pesquisa que atualmente estão sendo abordados por pesquisadores estrangeiros e nacionais, e as respectivas técnicas que estão sendo usadas para a resolução”, afirma o professor. “Além disso, também permitiu criar laços de amizade com pesquisadores de outros países e de outros estados do Brasil, como o prof. Bapi Raju do IIIT da Índia e o pesquisador André da Silva do SIDIA de Manaus, que viabilizam a colaboração em pesquisas futuras. Também, foi uma grande experiência a divulgação do meu trabalho para outros pesquisadores”.

PRÓXIMAS METAS – Na conferência o professor teve a oportunidade de divulgar os resultados do projeto de pesquisa para a comunidade acadêmica da área, bem como representar a nível internacional a UTFPR de Toledo, especificamente, o curso de engenharia de computação (COENC). Ele reforça a experiência permitiu ampliar os conhecimentos.

“A próxima meta é aprimorar os meus resultados com o uso de técnicas computacionais apresentadas na conferência, e expandir os meus projetos a outras áreas do estado d’arte, para tal, já selecionei e separei os artigos que me interessam, os quais vou ler e estudar com mais detalhe”, declara.

O professor também pontua que pretende propor novos problemas para os alunos de IC e TCC baseados em alguns dos tópicos apresentados no congresso. Além disso, ele visa explicar para os seus orientandos como funcionam os eventos científicos, como elaborar o pôster e preparar o discurso para a apresentação oral.

OS ARTIGOS APRESENTADOS – Dois artigos foram apresentados: o primeiro (GLSI Texture Descriptor Based on Complex Networks for Music Genre Classification) será apresentado presencialmente na conferência IJCNN, enquanto o segundo “CLBP Texture Descriptor in Multipartite Complex Network Configuration for Music Genre Classification” virtualmente no INNS DLIA – que é uma oficina especializada dentro do IJCNN, e cujas apresentações serão realizadas mediante vídeos pré-gravados. 

O primeiro artigo trata sobre uma metodologia para classificar gêneros musicais usando o descritor de texturas GLSI (Gray Level and Structural Information) extraído de espectrogramas e redes complexas geradas com os códigos do descritor.  Além disso, o autor criou uma nova equação para obter o código GLSI, cujo processamento temporal foi 99.21% menor que o do algoritmo original.

Já no segundo artigo, o professor usou os três códigos do descritor CLBP (Completed Local Binary Pattern) para gerar redes tripartitas, que são redes que têm diferentes tipos de vértices, e medidas apropriadas para tratar com a mineração desse tipo de redes.

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS – Esses artigos fazem parte do projeto de pesquisa do autor sobre o desenvolvimento de métodos automáticos de classificação de gêneros musicais usando técnicas de processamento de imagens e redes complexas. Além disso, eles são derivados da primeira mono-autoria do professor: ‘Hierarchical mining with complex networks for music genre classification’, porém, objetivando evitar o uso da inteligência computacional herdada e diminuir o tempo de processamento.

“Nas palestras foram apresentados vários tópicos avançados e atuais da área da computação que poderiam ser aplicados no meu projeto de pesquisa e que contribuiriam, fortemente, no avanço dos desenvolvimentos que estão em andamento. Também, poderiam ser muitos úteis na criação de novos projetos e artigos, pois trariam um alto impacto nos próximos desenvolvimentos com o uso de técnicas recentes, por exemplo, redes complexas com multivisualização”, salienta o professor ao reforçar a importância de ter participado do evento e como foi possível agregar conhecimento.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.