Secretário enfatiza participação da população na 7ª Conferência Municipal da Cidade

Estimated reading time: 7 minutos

O secretário do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Peixoto Drabik, participou na tarde da última terça-feira (22), do PodCast “Algo a Mais” com a editora-chefe Bruna Manfroi no JORNAL DO OESTE. Na ocasião, ele falou sobre a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo, as mudanças na pasta e os projetos em andamento no município.

Drabik convidou a comunidade a participar da 7ª Conferência Municipal da cidade de Toledo que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, no auditório Dom Anuar Battisti, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo. “É importante a participação de todas as Associações de Moradores, das comunidades para tratar de assuntos referentes ao crescimento da cidade e do Município”, destacou.

O evento tem como tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e vai tratar os quatro eixos que estão ligados no Conselho das Cidades: habitação, planejamento, mobilidade e saneamento.

O secretário lembrou que o Município de Toledo tinha o Conselho de Acompanhamento do Plano Diretor e o Conselho da Habitação. “Estamos juntando os dois e criando o Conselho da Cidade de Toledo, que tem os quatro eixos que vamos trabalhar dentro da Conferência”.

Ele citou que Conferência traz temas e propostas para serem discutidos a nível estadual e nacional e, para se transformarem em leis nacionais. “As conferências anteriores levaram propostas que saíram das cidades e foram aprovadas na Conferência Nacional”, complementou.

A inscrição para participar da Conferência é gratuita e o link está disponível no site da Prefeitura. Os servidores públicos que participarem ganharão um certificado. A Conferência inicia nesta sexta-feira (25) às 18 horas com credenciamento. Quem não fazer a inscrição pelo site pode se inscrever no local também.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da Conferência será às 19 horas com as presenças do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle. Para o evento também foram convidados os deputados federais Dilceu Sperafico e Elton Welter além do secretário-executivo das Cidades Orlando Bonette.

O primeiro dia da Conferência será marcado pela palestra do promotor de Justiça Giovani Ferri com o tema ‘Planejamento das Políticas Públicas’. Na sequência, o secretário Drabik enfatizou que será realizada a aprovação do regimento da Conferência, atualização da lei do Conselho Municipal da Cidade e a eleição dos conselheiros do Conselho Municipal da Cidade de Toledo. “Serão 28 pessoas escolhidas por entidades e segmentos. Os segmentos são voltados para ter paridade entre Poder Público e a sociedade civil organizada”.

No sábado (26), a programação continua com uma palestra sobre ‘Articulação entre os principais setores urbanos’, com o advogado Jurandir Parzianello, representante do Programa Oeste em Desenvolvimento e outra palestra com o assessor especial de governo, Neuroci Antonio Frizzo, que vai apresentar temática ‘Gestão estratégica e financiamento no setor público’. “Ainda pela manhã serão apresentadas duas palestras de temas transversais, que são temas que atravessam todas as camadas da sociedade, que são sustentabilidade ambiental e emergências climáticas”.

DISCUSSÃO – Logo após, o secretário citou que haverá grupos de discussões para começar a criar propostas para serem abordadas na Conferência do Estado. “De todas as discussões o Município pode criar de quatro a oito propostas para enviar para Conferência Estadual e, na sequência, para o evento nacional”.

O evento continua no período da tarde com a palestra ‘Transformação digital’, ministrada pelo professor Edson Tavares de Camargo (UTFPR) e, na sequência, a secretária de Assistência Social, Simone Ferrari, falará sobre ‘Território inclusivo e justiça social’. A conferência será encerrada com a leitura e aprovação das 20 propostas elaboradas nos grupos de discussão e a eleição dos 28 delegados que representarão Toledo na 7ª Conferência Estadual das Cidades, programada para os dias 11, 12 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu.

“A importância da comunidade participar é para que tenha voz e voto nas discussões. O Conselho é consultivo e ele pode dar opinião para várias questões. Esse conselho consultivo depende dos 28 participantes que estão ativos. O município tem projeção de crescimento de cinco mil pessoas por ano. Em 2028 devemos chegar a 180 mil habitantes. Por isso precisamos pensar no crescimento da cidade e com isso virão desafios e muitas obras”, enfatizou o secretário.

TRABALHO – No PodCast ‘Algo a Mais’, o secretário do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Peixoto Drabik, também falou sobre os trabalhos na pasta e os projetos que estão sendo executados no município. Ele enfatizou que a pasta é responsável por várias políticas entre elas planejar o crescimento da cidade e o desenvolvimento das regiões estabelecidas, ocupação de vazios urbanos, o Plano Diretor que estabelece as áreas de expansão, Plano de Habitação com a busca por reduzir ou zerar o número de pessoas inscritas nos Programas Sociais, entre outras.

“Estamos em andamento as finalizações das casas no Loteamento Egon Pudell e daremos início na próxima semana, com ordem de serviço para a empresa fazer as 218 casas no lote social”.

Ele cita ainda que nos primeiros meses da gestão a equipe se organizou nos trabalhos de drenagem, abertura de vias, base e sub-base para dar suporte para o asfalto no futuro e o acerto dos lotes para serem construídas as casas.

“Tudo isso já conseguimos ajustar, além do ponto de energia e ponto de água onde já temos um trabalho em conjunto com a empresa que ganhou para fazer um trabalho de melhoria na distribuição de água com a Sanepar, o que vai levar água até o lote social”.

CONSTRUÇÃO – O secretário adiantou também que tem a ordem de serviço para a construção de 22 casas nos distritos Dois Irmãos e Dez de Maio, além da construção de 30 casas em Vila Nova com Cohapar e 30 em Novo Sarandi, e 30 casas com o Programa do Idoso. “Iniciamos o ano bem ativos na questão das habitações. Estamos também verificando locais novos para fazermos novos empreendimentos e estamos dando um bom andamento”.

Drabik cita que a pasta está com diversos projetos de urbanismo das vias públicas e prédios públicos entre eles para as pastas da Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte, reformas e prevenção de incêndios de prédios públicos, entre outros. “A Secretaria está muito estruturada com profissionais de alta qualidade que eu sempre elevo a gratidão de estar junto”, complementa.

O secretário citou ainda que a pasta engloba a mobilidade, a qual é a parte de engenharia, arquitetura, novas soluções para vias e semáforos. “Nós temos um estudo que começou no mês de março para estudar 49 pontos de semáforos na cidade. Fizemos estudos de vários pontos da onde poderemos fazer algumas alterações e fazermos estudos de tráfego. Então, temos várias questões de organização. O objetivo é sempre melhorar o que já existe”, finalizou o secretário Ronald Peixoto Drabik.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.