Evento IncluiTEA reúne famílias em Toledo no Dia do Autismo

Estimated reading time: 4 minutos

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo – celebrado na data de 2 de abril – a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo promoveu um evento: o IncluiTEA. A programação ocorreu no sábado (5) nas instalações da entidade.

O evento foi realizado no período da tarde e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas. A programação envolveu um momento de partilha entre as famílias, além de brinquedos para as crianças, lanches e uma palestra com o tema ‘Vamos conversar sobre seletividade alimentar no autismo?’ – o assunto foi tratado pela neuropsicopedagoga, especialista em TEA e intervenção ABA aplicada ao TEA, Andréia Schauren.

“O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo visa conscientizar a sociedade sobre autismo”, cita a presidente da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo, Roseli de Lima de Oliveira. “A ideia é sempre envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva”.

CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL – Roseli destaca que a conscientização sobre autismo desempenha um papel vital em várias frentes. “Essa luta não é apenas pela aceitação, mas também pela inclusão das pessoas com autismo na sociedade, além de combater o preconceito”, reforça.

De acordo com a presidente, o respeito é algo primordial em qualquer tipo de relação interpessoal. Ela salienta que o respeito é ainda mais especial quando envolve conhecer alguém que é diferente do habitual, desse forma, respeitar é o primeiro passo e o conhecimento.

AGRADECIMENTOS – “Nosso agradecimento especial a todos que contribuíram com dedicação e carinho para que esse dia fosse inesquecível: A equipe da Ecoterapia, que proporcionou experiências únicas com o cavalo, encantando crianças e adultos; ao fotógrafo Matheus Gabriel Oliveira; pelo comparecimento do vereador Gabriel Baierle e seus assessores e ao Rodrigo assessor do vereador Roberto Souza; a SMDH, pelos lanches deliciosos e pela cama elástica, que garantiu momentos de pura alegria; a Clínica Integra, pela pintura facial que transformou cada rostinho em uma obra de arte; a Posso Mais, pelas apostilas de atividades que estimularam o aprendizado de forma lúdica e acessível; a palestrante Andréia Schauren, por compartilhar seus conhecimentos com tanta sensibilidade, ajudando e inspirando tantas famílias com sua dedicação e experiência e aos nossos voluntários, que colocaram o coração em cada detalhe, acolhendo, organizando, apoiando e garantindo que tudo fluísse com amor e cuidado. Vocês foram essenciais!”, cita a presidente.

FALAR SOBRE SELETIVIDADE ALIMENTAR – A neuropsicopedagoga, especialista em TEA e intervenção ABA aplicada ao TEA, Andréia Schauren, explica que o tema da palestra foi escolhido porque é uma grande dificuldade enfrentada pelos pais e pessoas que tem contato com crianças e adolescentes autistas. O assunto da palestra é algo que envolve o cotidiano de diversas famílias.

“A conversa teve como objetivo oferecer apoio e estratégias para que os pais ou cuidadores, consigam introduzir novos alimentos no cotidiano da criança de forma natural e sem traumas”, salienta Andréia. “Para muitos pais e cuidadores, as refeições se tornam momentos de grande estresse e preocupação, pois a alimentação restrita pode impactar diretamente a saúde e o bem-estar da criança”.

NÃO É ‘BIRRA’ – Segundo a profissional, a limitação alimentar pode levar a deficiências nutricionais, pois a criança pode acabar consumindo apenas um grupo restrito de nutrientes. “É primordial compreender que a seletividade alimentar não é uma simples ‘birra’, é um comportamento ligado as questões sensoriais e neurológicas em envolvem o TEA, por isso, é preciso tratar sobre o assunto”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.