Conselheiros de Saúde iniciam organização da Conferência Municipal

Os membros do Conselho Municipal de Saúde começaram a organizar a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Toledo. O evento acontece a cada quatro anos e neste ano é realizado nos dias 25 e 26 de novembro.

Os conselheiros aprovaram o regulamento da Conferência na reunião ordinária do dia 28 de junho.

Por ser etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a Conferência seguirá o tema aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia – ‘Amanhã vai ser outro dia’”.

De acordo com a presidente do Conselho, Daniela Aparecida Pollis Brandini, a Conferência Municipal de Saúde é o momento do cidadão avaliar como está a situação da saúde pública da cidade. “É uma oportunidade de usar esse espaço – que é democrático – para propor políticas públicas de Saúde”.

Daniela complementa que a Conferência é o momento do cidadão ‘lutar’ e reivindicar por uma saúde pública de qualidade. Na ocasião, a presidente diz que “é importante ressaltar que na Conferência são eleitos os novos conselheiros municipais de Saúde do município.

A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debate e de deliberação sobre a Política de Saúde, aberta a todos os segmentos da sociedade. O evento acontece na Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Toledo, a partir das 18h, no dia 25 de novembro e inicia no período da manhã no dia 26.

ORGANIZAÇÃO – A 16ª Conferência Municipal de Saúde conta com etapas para elaboração e votação de propostas. As etapas locais de pré-conferências de Saúde iniciam no dia 25 de agosto e seguem até 13 de outubro deste ano. As etapas locais de pré-conferências serão realizadas na sede e distritos. Elas são abertas a participação de toda a sociedade organizada.

Ao todo serão cinco propostas por pré-conferência, sendo 50 propostas no máximo das pré-conferências, que seguirão para a plenária na etapa Municipal. A plenária vai discutir e aprovar as propostas das etapas locais de pré-conferências referentes ao tema desta conferência, para compor o Plano Municipal de Saúde no período de 2026-2029, da Secretaria de Saúde de Toledo.

A Conferência possui uma Comissão Organizadora composta por 22 integrantes sendo conselheiros de Saúde, indicados pelo pleno do Conselho e servidores da Secretaria de Saúde.

DIÁLOGO – De acordo com o Regulamento, a Conferência visa: mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da Conferência e avaliar a situação da Saúde na cidade.

A Conferência ainda deve eleger e homologar os representantes dos usuários, trabalhadores em saúde e prestadores de serviços em saúde, que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Toledo na gestão 2024-2028. Também deve eleger e homologar os delegados para a 13ª Conferência Estadual de Saúde, conforme orientação/distribuição do CES.

A Conferência também tem como objetivo aprovar as propostas de âmbito regional e estadual resultantes das pré-conferências a serem encaminhadas para a 13ª Conferência Estadual de Saúde.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.