Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa prorroga inscrições do pleito eleitoral

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) prorrogaram o prazo de inscrição para o processo eleitoral de representações da sociedade civil para gestão 2023-2025 do órgão. As inscrições seguem até o dia 27 de julho para “representantes de grupos de idosos do município de Toledo” e “Associação de Moradores do município de Toledo”. Essa alteração foi publicada no Órgão Oficial do município de Toledo na última terça-feira (11).

A presidente do CMDI Marta Regina Rohr explica que as inscrições foram prorrogadas para dar a oportunidade de maior participação de representações da sociedade civil para a gestão 20230-2025.

Marta salienta que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é composto paritariamente por 18 membros titular e respectivos suplentes. “Desta maneira, nós temos sete representantes governamentais e sete representantes da sociedade civil, dentre esses grupos de idosos, associação de moradores, entidades de atendimento. Para ter paridade abrimos processo através do edital para regulamentar o processo de inscrição e eleição desse segmento”, afirma a presidente.

COMPETÊNCIAS – O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão permanente e paritário, ou seja, composto por órgãos governamentais e sociedade civis, tem carácter deliberativo, consultivo e fiscalizador da Política de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em Toledo.

Marta esclarece que o Conselho tem como competências formular e deliberar sobre a política municipal de atendimento, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, em consonância com a legislação em vigor e supervisionar, acompanhar, avaliar, fiscalizar, cumprir e fazer cumprir a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, observada a legislação atual.

“O Conselho ainda estabelece prioridades de atuação e de definição da aplicação dos recursos públicos federais, estaduais e municipais, destinados às políticas sociais básicas de atenção à pessoa idosa”, afirma a presidente do órgão ao complementar que os conselheiros deliberam, monitoram e avaliam os instrumentos de planejamento orçamentário. Além de subsidiar a elaboração de leis atinentes aos interesses da pessoa idosa.

DEBATE – Marta enfatiza que o debate no Conselho acompanha oferta da Política Pública dos Direitos da Pessoa Idosa. “No sentido de ampliar o acesso a direitos e a oferta de serviços de qualidade. Por isso, devido a importância das discussões o órgão precisa ser necessariamente paritário. Ainda precisamos que algumas Associações de Moradores participem do pleito eleitoral”.

As reuniões ordinárias são mensais e diante da necessidade são convocadas as extraordinárias. Já, as comissões de trabalho se reúnem para acompanhar as atividades.

PROCESSO – As inscrições para o processo eleitoral iniciaram no dia 2 de maio e as entidades, instituições, organizações e associações que não se inscreveram possuem nova oportunidade. A orientação é que os documentos solicitados no edital sejam protocolados na Secretaria Executiva do Conselho.

Os nomes das entidades/instituições/organizações/associações, aptas a participarem do processo eleitoral da composição do CMDI – gestão 2023-2025 serão publicados no Diário Oficial do Município, até o dia 31 de julho de 2023.

A eleição será realizada no dia 8 de agosto, das 8h30 às 17h, por meio de plataforma digital virtual, sendo que o link de acesso a votação será disponibilizado até o dia 7 de agosto, através de publicação no Órgão Oficial do município de Toledo. A posse da nova composição do Conselho deve acontecer no dia 15 de agosto deste ano.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.