Toledo cria Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Estimated reading time: 2 minutos
A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano realizou, na manhã desta terça-feira (3), no auditório do Fórum Doutor Vilson Balão, o 3º módulo do Seminário de Equidade Racial e Cidadania. Paralelamente a isso, o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei nº 2.848 de 2024.
O documento institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), órgão fiscalizador e articulador das políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial. O Compir tem como objetivo apoiar, auxiliar e sugerir campanhas informativas e outros eventos objetificando a promoção da igualdade racial; receber e encaminhar denúncias ou queixas de discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional ocorridas no território do Município de Toledo; e muitos outros objetivos, os quais podem ser consultados na portaria desta Lei.
“A intenção é que a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, junto com os demais conselhos que já existem, deixem a sua marca nas pessoas e na sociedade. Que a igualdade social seja respeitada”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
Por sequência do ato da sanção foi realizado o terceiro e último módulo do Seminário de Equidade Racial e Cidadania, durante todo o dia. Este terceiro módulo abordou o tema de letramento racial e administração pública racializada. A apresentação do tema ficou por conta do Instituto de Identidades do Brasil (IDBR), organização sem fins lucrativos, pioneira e referência no país na aceleração da igualdade racial.
“A ideia central deste seminário de equidade racial foi promover condições justas para que todas as pessoas, especialmente aquelas que foram historicamente marginalizadas e oprimidas, possam ter acesso real às mesmas oportunidades que outras”, comentou a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura.