Conselho Municipal de Saúde retoma atividade neste mês

Os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Toledo retornaram as atividades no dia 14 de fevereiro e 2023 promete ser um ano de muito trabalho semelhante ao ano passado. As reuniões ordinárias acontecem todas as últimas terças de cada mês.

De acordo com a presidente do Conselho, Daniela Aparecida Pollis Brandini, os integrantes manterão os serviços ofertados para a população neste ano. “O órgão continua com a mesma missão. Nós daremos andamento em todas as ações”.

Daniela complementa que 2022 foi um de muito trabalho ao Conselho. “Nós tivemos a Conferência Municipal de Saúde e a programação foi bastante proveitosa. Foi um momento para ouvir a população e de construir as propostas de políticas públicas para o atual Plano de Saúde de Toledo”.

A abertura da Conferência aconteceu no dia 25 de novembro do ano passado e 135 pessoas participaram da solenidade. Já no dia 26 de novembro, 121 acompanharam a programação.

Durante a Conferência, dez titulares e seis suplentes foram eleitos, além dos trabalhadores em saúde (cinco titulares e três suplentes); prestadores de serviços (três titulares) e dois suplentes no segmento Governo serão indicados em 2024.

ATUAÇÃO – A presidente salienta que o Conselho promoveu reuniões ordinárias e extraordinárias no ano passado. “Inclusive, muitas tiveram como tema o futuro do Hospital Regional de Toledo. Além disso, os conselheiros visitaram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e conheceram as demandas”, destaca.

Daniela acrescenta que os conselheiros ouviram a população em cada Unidade. Outro fator destacado pela presidente foi a atuação de cada Comissão. “Posso citar o exemplo a Comissão de Orçamento e de Fiscalização. Os conselheiros tiveram um papel importante e auxiliaram na gestão dos espaços em Saúde. Eles apontaram as necessidades de melhorias aos gestores”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde destaca que 2022 foi um ano em que os membros estiveram atuantes e participativos com a gestão. “Orientando e tentando ajudar a administração, onde precisa ser melhorada a saúde pública em Toledo. 2022 foi um ano trabalhoso, porém bastante satisfatório e a expectativa para este ano está positiva”.

RESUMO DAS ATIVIDADES DE 2022

– 12 – Reuniões Ordinárias;

– 05 – Reuniões Extraordinárias;

– 01 – Reunião com os Conselhos dos 18 municípios da 20ª RS;

– 03 – Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde/Fundo Municipal de Saúde;

– 156 – Ofícios Expedidos;

– 42 – Resoluções;

– 24 – Ofícios Circular Expedidos;

– 17 – Edital de Convocação;

– 224 – Ofícios Recebidos;

– 03 – Ofícios Recebidos Promotoria;

– 07 – Reuniões da Comissão Organizadora da XVI Conferência Municipal de Saúde;

– 10 – Pré- Conferências Municipais de Saúde;

– 1 – XVI Conferência Municipal de Saúde 25 e 26 de novembro de 2022.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.