Conservação ambiental e empreendedorismo rural são focos de visita técnica
Gestores municipais de educação ambiental da região Oeste do Paraná participaram da sexta visita técnica pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território. Esteve contemplado o eixo ‘Biodiversidade e Empreendedorismo Rural’. Foram visitados os municípios de Palotina e Maripá.
A programação iniciou com café da manhã no Parque Estadual São Camilo em Palotina. Em seguida foi destacado o histórico e a importância do parque. O técnico do Instituto Água e Terra (IAT), Norci Nodari explanou sobre práticas adotadas na área de preservação. Na sequência os participantes percorreram a trilha interpretativa. “Com certeza a aprendizagem será um exemplo e diferencial para que eles possam iniciar algumas ações para educação ambiental nos ambientes onde vivem”, destacou Nodari.
O almoço foi servido na Linha Estrada Gaúcha em Maripá, no Orquidário Maripá. No período da tarde a comitiva conheceu as técnicas para o cultivo de orquídeas na propriedade de Elemar Stibbe.
A piscicultura também foi destaque. Os participantes da visita técnica conheceram a propriedade de Pedro Toaldo, na Linha Dezoito de Abril.
Os visitantes também se deslocaram até o tratoródromo de Maripá, onde foram compartilhadas algumas informações sobre a competição e apresentados os tratores de arrancada.
Como parte da finalização da programação os gestores municipais de educação ambiental puderam adquirir orquídeas e lembranças.
INTERAÇÃO REGIONAL – Conforme o gestor do convênio Linha Ecológica, pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Mauri Schneider, a programação por intermédio das visitas técnicas contextualiza na prática as vivências e temáticas trabalhadas nas formações teóricas.
Aliar teoria e prática está dentro da metodologia. “Essas práticas visam proporcionar conhecimento, inspiração e boas ideias que possam ser multiplicadas para fomento da educação ambiental, da cultura e sustentabilidade na região”, ressalta Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional.
PARCERIA – Dentro de parceria, por um termo de cooperação técnica, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), certifica o processo formativo teórico e prático como projeto de extensão universitária pelo campus de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), através do mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).
CRONOGRAMA – Ao todo serão oito visitas técnicas regionais até julho de 2023. O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itapu.
SANTA HELENA