Consumidor deve estar cauteloso durante as compras, aponta economista

A pesquisa estadual realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) para medir a intenção de compras do consumidor nesse Dia dos Namorados, mostra que 49% vão priorizar às lojas de ruas para a compra de presentes, 35% vão comprar em lojas de shoppings e 23% comprarão pela Internet.

De acordo com a pesquisa, os consumidores do Paraná pretendem gastar, em média, R$ 211,21 com presentes no Dia dos Namorados comemorado nesta segunda-feira (12).

O economista Jandir Ferrera de Lima explica que o comportamento do cidadão para esta data comemorativa é manter um ambiente de mais cautela. Ele comenta que as pessoas estão, infelizmente, endividadas. Além disso, as taxas de juros estão altas. “Com isso, muitas famílias recorrem ao cartão de crédito na tentativa de financiar os gastos mensais”, afirma.

O economista ainda enfatiza que a pesquisa efetuada pela Federação das Associações do Comércio e Empresariais do Paraná aponta que 49% dos entrevistados estão interessados em presentear. “É possível observar que a população não está buscando endividamento longo. Os presentes serão de baixos valores e as pessoas estão preferindo pagar à vista ou com poucas parcelas, o que reflete o cenário da economia de juros elevados e de baixo poder aquisitivo”.

CAUTELA – Lima recorda que o Dia dos Namorados ocorre 30 dias após o Dia das Mães. Ele explica que parte dos brasileiros adquiriu produtos de linha branca, como geladeiras, televisores ou fogões para presentear suas mães. “Essa parcela da população – que se endividou no presente das mães – agora está mais cautelosa”.

Segundo o economista, o que dá ‘um certo refresco’ para o brasileiro é que durante o mês de julho não estão previstas datas festivas significativas. “A próxima data a ser comemorada será em agosto, no segundo domingo: Dia dos Pais”.

FESTA JUNINA – Outro ponto destacado por Lima que interfere no consumo no Dia dos Namorados é que em algumas regiões do Brasil, junho é sinônimo de Festa Junina. “As pessoas tendem a economizar no orçamento para aproveitar essas festas”.

O economista menciona que a Festa Junina, no Paraná, não é um evento tão significativo. “Não é uma festividade que envolve alto volume de recursos ou uma grande produção e, geralmente, ela é ligada a escola. Desta maneira, uma parcela da renda do consumidor é destinada para a Festa Junina”.

Sobre o ferido de Corpus Christi interferir na data, Lima afirma que muitas pessoas devem buscar uma programação ou um passeio mais regionalizado, como Foz do Iguaçu ou o litoral do Paraná. “As hospedagens estão mais caras por conta da inflação. As pessoas devem preferir durante, em junho, um turismo mais regionalizado do que mais distante como Nordeste e outras lugares que exijam um orçamento mais significativo”.

De maneira geral, o economista salienta que a população tende a fazer escolhas que não onerem o orçamento familiar. “Seja uma opção de presente ou de passeio”.

Pesquisa

O estudo foi realizado pela empresa DataCenso com 605 consumidores entre os dias 17 e 22 de maio nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco). A margem de erro é de 4%.

PRESENTES – Entre os presentes preferenciais das mulheres para este Dia dos Namorados estão roupas, perfumes e cosméticos. Já os homens preferem presentear com flores, joias, relógios e chocolates. E a maioria (57%) pretende fazer a compra com antecedência, sendo que 43% vão deixar a compra para a última hora, esperando encontrar promoções e descontos especiais.

Da Redação

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