Coral Unioeste Toledo inicia nova temporada

O que parecia ser apenas mais um projeto de extensão e que começou assim, meio por acaso em abril de 2022, hoje se tornou um grande chamariz para quem ainda não conhece todo potencial e as opções dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus Toledo. O Coral Unioeste retomou esta semana as atividades e com reforços importantes, deixando o grupo não apenas maior, mas com uma diversidade que vem ao encontro da proposta de levar à sociedade um repertório bastante variado. Tão variado quanto as pessoas que integram o coral.

Pessoas de várias idades, de distintas profissões que, juntas, cantam, encantam e se divertem. Pessoas que frequentam a Unioeste diariamente, outras que aparecem apenas nos ensaios; alguns que já conhecem a universidade há muito tempo, outros que sequer haviam ouvido falar.

BRILHO NO OLHAR – Super empolgada, como ela própria definiu o sentimento de retorno às atividades, a regente Lélis Keity adianta que preparou um repertório bem mais difícil para 2023 e que o retorno tem sido “muito gratificante” porque está “vendo as pessoas felizes, cantando, com os olhos brilhando, é uma realização”.

Perguntada sobre qual seria seu maior objetivo com o coral, Lélis afirma ser “levar a música de todos os gêneros para as pessoas conhecerem”. Ainda de acordo com ela, o Coral Unioeste precisa ser reconhecido por ser um coro com repertório diferenciado, onde as pessoas se sintam bem. “Ser uma grande família e levar a música em outros lugares onde precisa ser incluída. Quero que o nosso coral seja assim”.

Por fim ela garante: com treino e organização qualquer pessoa pode cantar. “Dizem que aqui a gente faz milagres”, brinca.

INTERAÇÃO – O coordenador do Coral, professor César Augusto Battisti, ressalta que a atividade é gratuita e que o grupo não busca cantores profissionais, mas pessoas com disposição de ensaiar e aprender. César lembra ainda se tratar de um projeto para as pessoas, que dele participam, cultivarem a música. “Num segundo momento para a gente acolher pessoas que de algum modo venham para a universidade e repassar valores relacionados à cultura, à música, como o respeito à diversidade”, aponta. E completa: “As pessoas precisam saber que a Unioeste se preocupa com isso e está de portas abertas à comunidade”.

César Battisti recorda que a ideia surgiu de alguns professores da Filosofia, com destaque para o professor José Dias, que elaborou o projeto. Daí por diante foi feito todo trâmite burocrático dentro da universidade. O coordenador enaltece ainda a disposição da regente Lélis, “que gratuitamente tira um tempo do seu trabalho para nos auxiliar neste projeto que só vem crescendo”.

Ano passado, ainda sem muito tempo de ensaio, o coral se destacou em apresentações no Teatro Municipal e na programação do Natal Encantado. Segundo César, isso só foi possível porque o grupo “tem qualidade e estamos muito contentes com os resultados que virão ali na frente”.

Os ensaios são sempre às terças-feiras, com início às 18h30. O Coral apresenta músicas sacras, eruditas e, também, seculares. O Coral Unioeste Toledo é um projeto de extensão voltado à comunidade universitária e, também, à comunidade externa.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.