Corpus Christi: fiéis participam das celebrações e procissões
As celebrações de Corpus Christi devem reunir milhares de fiéis nas paróquias da Diocese de Toledo nesta quinta-feira (30). Os cristãos participam das missas e seguem em procissão pelas ruas das cidades para comemorar a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Para as festividades, os fiéis começaram os trabalhos antes da data. Com criatividade e carinho, em cada paróquia, os cristãos confeccionaram os tapetes que remetem aos símbolos da igreja e assim preparam a passagem do Santíssimo Sacramento. A paróquia Menino Deus realizou voltou a tradição ao utilização de serragem, além de erva mate seca, borra de café e crochê.
A confecção envolveu os trabalhos de diversas mãos. Segundo a coordenadora paroquial de liturgia, Dirce Quinquiolo, muitas pessoas estiveram participando das confecções dos tapetes – como o agente de pastoral da Paróquia, Saudi Pedroso e Ivanete Verdi, que cedeu a casa para confecção dos crochês.
“Há algum tempo fazíamos algo parecido com a proposta deste ano, mas depois passamos para materiais como cartolinas e desenhos. Este ano, juntamente com nosso pároco padre Geraldo, achamos por bem voltar e dar continuidade a velha tradição”, cita Dirce.
CONFECÇÃO DOS TAPETES
Integrantes de diversas pastorais participaram do processo de confecção dos trabalhos que envolveu a preparação da serragem foi feito também os moldes em TNT, os desenhos foram feitos com projetor na parede – total de 250 moldes.
Somente para a produção dos moldes de serragem, Dirce acredita que aproximadamente 30 pessoas estiveram envolvidas. Também contou com um grupo de crocheteiras que estão desde novembro atuando na produção.
“Estamos muito felizes, pois estamos conseguindo realizar nosso objetivo que é envolver as pastorais, movimentos da paróquia e a comunidade. Nosso sentimento é de gratidão por um Deus que se fez carne e habitou entre nós”, destaca Dirce ao comentar que os trabalhos foram concluídos na última segunda-feira (27). A colocação dos tapetes são feitas na madrugada desta quinta-feira (30) para atender o trajeto que sai da Igreja via Rua Rio Grande do Sul até a casa das Irmãs Franciscanas.
ATO DE DEVOÇÃO
Todos os anos, a igreja Católica celebra Corpos Christi com intensa participação da comunidade. É um ato de devoção do povo de Deus ao acreditar que a presença do Santíssimo Sacramento pode ser sentida em todos os dias e momentos da vida.
Após as celebrações, os fiéis seguem em procissão e acompanham o Santíssimo Sacramento. Liturgicamente este é único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Essa caminhada remete a busca da Terra Prometida – no Antigo Testamento o povo de Deus peregrina pelo deserto e era alimentado com maná – porém, nos dias de hoje, eles são alimentados com a Santa Eucarística, ou seja, o Corpo de Cristo.
Da Redação
TOLEDO