Corredores de Toledo conquistam 14 títulos em Quatro Barras

O município de Quatro Barras tem em seu território o traçado original da Estrada da Graciosa, construída entre os anos de 1854 e 1873. Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná. Hoje pavimentada, o trecho reúne atrativos interessantes como pontes e capelas centenárias, monumentos, belas paisagens, trechos originais, portais e empreendimentos. O local é visitado por ciclistas, motociclistas e visitantes adeptos das corridas e das caminhadas.

Esse foi o cenário percorrido por corredores de Toledo. Os atletas participaram da Maratona Portal a Portal – Caminhos Históricos da Serra, em uma edição de comemoração de 150 anos da linda Estrada da Graciosa. De Toledo, 47 corredores enfrentaram o desafio e aventuraram-se em um bonito cenário, com várias subidas e descidas. Os atletas trouxeram na bagagem 14 títulos, entre conquistas por categoria e geral.

A atleta da Associação Correr Toledo, Sandra Schossler é uma incentivadora desta modalidade esportiva no município. Ela afirma que a corrida é capaz de trazer mais vida para quem a pratica. “O hábito de correr traz disciplina, determinação e foco. A corrida ainda traz energia e bom humor. Além de ampliar o círculo de parcerias e de amizades. Quem corre, nunca está só, está sempre com uma multidão de pessoas e todas em busca desse prazer maravilhoso chamado: corrida”. O grupo de Toledo ganhou a segunda colocação com mais integrantes nesta sexta edição da prova.

A PROVA – Com o objetivo de estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida, a prova teve as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km. O evento aconteceu no dia 9 de julho, com largada no Portal da avenida Dom Pedro II, próximo ao Distrito Industrial de Quatro Barras e chegada no Estádio Osnizão.

A Maratona teve dificuldade elevada e com percurso de 90% em asfalto e com pequenos trechos de paralelepípedo, seguiu pela avenida Dom Pedro II (antiga Estrada da Graciosa) até o Portal de bifurcação onde a Estrada da Graciosa se encontra com a rodovia da Graciosa (estrada Nova da Graciosa) e retornou pela mesma via, até a chegada.

A atleta da Correr Toledo Eveline Dalla Costa pratica esse esporte desde o ano de 2017. “Comecei a correr nas 24 Horas Torao Takada, com medo de não conseguir cumprir com o desafio proposto pelo meu personal, na época Júlio (in memoriam). Com foco, eu cumpri aquela prova. A sensação de correr é de superação para mim”.

Eveline lembra que começou a correr Maratona por incentivo da Sandra. “Ela acreditou em mim. Treinou comigo e me levou para uma prova de 42km. Em Quatro Barras participei da minha sexta Maratona e conquistei o segundo lugar na categoria por idade. Terminei a prova bem e já pensando na próxima. Hoje, percebo que sou capaz de qualquer ‘coisa’, porque a corrida colabora para que muitos dos meus medos sejam superados”.

Quem também participou da prova é Alice Alves Muniz. Ela iniciou na corrida devido o stress do cotidiano. “E acabei me apaixonando por esse esporte. Consegui perceber cada benefício que a corrida nos traz. Em 2023, foi a minha estreia na Meia Maratona (21km); desde o ano passado tinha essa meta. Mas sofri uma lesão e fiquei longe da corrida por seis meses. Neste ano, graças a Deus consegui concluir minha primeira Meia Maratona e em Quatro Barras. Foi muita emoção desde o início da largada até cruzar a linha de chegada. Eu estava muito feliz independente do resultado! Gratidão a Sônia que correu comigo tempo todo!”.

ESTREIANTES – O acadêmico do curso de Educação Física Matheus Henrique de Araújo também percorreu os seus primeiros 21km em Quatro Barras e conquistou a terceira colocação. “Eu já havia participado de provas de 10km e 5km, então percebi que o corpo pedia mais quilometragem e decidi a participar de uma Meia Maratona. A minha estreia foi boa e me senti bem durante a prova. Corri com confiança e não pensava no pódio. No final tudo dá certo”.

Com 18 anos, Araújo revela que sempre praticou atividades físicas, como futebol, corrida, musculação, natação, etc. “Participar de prova, eu comecei neste ano com a corrida. Eu gosto de correr e de fazer musculação. Tenho mesclado essas duas atividades. Costumo ‘falar’ que são meus hobbies”.

Já Túlio Gabriel Ludwig salienta que não está muito habituado a esse mundo da corrida. Ele participou de três provas: 6km, 10km e 21km, essa última em Quatro Barras. “Minha mãe é a pessoa que me convida para correr. Quando fiquei sabendo dessa prova, decidi montar uma planilha e comecei a correr na academia. Resultado, conquistei o primeiro lugar. Estou estimulado a continuar na corrida”.

Resultados

10km feminino

Categoria Geral

3° lugar: Arlete Bayer

5° lugar: Sandra Francisca

21km feminino

Categoria 25-29 anos

3° lugar: Luana Dulaba

Categoria 35-39 anos

1° lugar: Edirlene Oening

Categoria 40-44 anos

1° lugar: Andreia Romero

Categoria 50-54 anos

3° lugar: Silvana Campagnoli

Categoria 55-59 anos

3° lugar: Rosângela Rocha

21km Masculino

Categoria geral

3° lugar: Elias Fernandes de Souza

Categoria 18-24 anos

1°: Túlio Ludwig

3°: Matheus Araújo

42km

Categoria geral

5° lugar: Neusa da Silva Ferreira

Categoria 35-39 anos

2° lugar: Eveline Dalla Costa

Categoria 45-49 anos

1° lugar: Márcia Conceição

3° lugar: Márcia Lopes

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.