Toledo sedia maior corrida 24 horas da América Latina com 4 mil atletas

Estimated reading time: 4 minutos
Uma das corridas mais importantes do país será realizada no próximo dia 26 de abril: a Corrida Torao Takada 24 horas. Na manhã desta quinta-feira (10), a Associação Correr Toledo, responsável pela competição, realizou uma reunião com o prefeito Mario Costenaro e com o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, para reforçar a parceria com a Prefeitura e ajustar alguns termos do apoio que é viabilizado.
A 12ª Corrida 24 horas já tem 119 equipes inscritas e prevê a participação direta de quase quatro mil pessoas, sendo mais de 500 crianças participando numa pista paralela. No Brasil, só existem três competições com essas características (24 horas). A prova de Toledo é considerada a maior da América Latina. A pista e estrutura que é montada atualmente supera a do Mundial da França, segundo informações da equipe organizadora.
“A prova é tão bem vista que hoje estamos passando apuros para poder atender toda a demanda de interessados em participar”, informou a presidente da Associação Correr Toledo, Helena Mayer.
Várias secretarias estão envolvidas e auxiliam na organização da prova, entre elas, o Meio Ambiente (SMMA), Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel). A Prefeitura de Toledo garante a realização da prova com o fornecimento de tendas, banheiros químicos, palco, treliças, contêineres de lixo, mesas plásticas, cadeiras e até mesmo equipe de técnicos desportivos.
“Só temos a agradecer o empenho, motivação e a qualidade apresentada por todos os organizadores desta competição que projeta Toledo para o Brasil e para o mundo”, exaltou o prefeito Mario Costenaro.
Ele colocou à disposição também a equipe de recreação da Smel para dar suporte e proporcionar o entretenimento das crianças que vão participar da prova e também do público que deve acompanhar a competição.
O idealizador da Corrida 24 horas, o médico Torao Takada, conta que tudo começou quase como uma brincadeira para comemorar o seu aniversário (1º de maio) de forma diferente e se transformou nessa grande competição que reúne mais de três mil atletas todos os anos no município.
O secretário de Esportes, Jozimar Polasso, também destacou a importância dessa competição. “A Corrida 24 horas se transformou em uma prova magnífica. É fantástico para Toledo ter algo assim, pois além de movimentar a questão esportiva, também influencia o desenvolvimento econômico ao atrair público de todas as partes do Brasil e do mundo para nosso município”, pontuou.
Além da Corrida 24 horas, a Associação Correr Toledo, também divulgou sobre a realização da Ecotrilha e a Corrida Solidária, realizadas anualmente para auxiliar a Associação Beneficente de Saúde (Hoesp) – mantenedora do Hospital Bom Jesus.
“Fomos muito bem recebidos. Toledo é uma cidade maravilhosa e a prefeitura sempre está nos auxiliando. Este ano teremos um recorde de participação na Corrida 24 horas, todo ano o público aumenta. Muitos atletas vem buscar o índice para a prova. Algumas equipes vão correr 12 horas, outros 100 quilômetros e algumas irão se revezar para correr as 24 horas. Ano passado tivemos atletas que correram mais de 230 quilômetros em 24 horas. É um orgulho para nós fazermos parte disso”, salientou a presidente do Correr Toledo, Helena Mayer.