Costenaro anuncia primeiros nomes do secretariado

Estimated reading time: 8 minutos

O prefeito eleito de Toledo Mario Costenaro anunciou os primeiros nomes do secretariado para a gestão 2025/2028 em uma coletiva com a imprensa na tarde da última sexta-feira (8). Ao lado do vice-prefeito Lucio de Marchi, ele revelou os secretários das pastas de Saúde, Administração e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. Além do superintendente da Emdur. Novos secretários devem ser anunciados nos próximos dias. Na ocasião, o coordenador da Comissão de Transição Dr. Ruy Fonsatti Junior trouxe esclarecimentos sobre o processo de transição. Autoridades e convidados prestigiaram o evento.

De acordo com Mario Costenaro, “os critérios utilizados para a escolha dos secretários são técnicos e destacando as experiências de cada pessoa em suas áreas. São critérios determinantes para a construção do nosso projeto, seja a experiência técnica formal, a experiência de vida em ações que desenvolveram ao longo de seu trabalho ou na sua inserção na comunidade”.

Outros nomes devem ser divulgados nos próximos dias, conforme Costenaro. Ele relata que a estruturação do governo acontece de uma maneira bastante natural. “Estamos avançando aos poucos até a formação da nossa equipe completa”.

Segundo o prefeito eleito de Toledo, José Airton Cella será o novo superintendente da Emdur. Já a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano será comandada por Sheila Maria Rodrigues Delava. Atualmente, ela atua como corretora de imóveis e tem experiência como palestrante e consultora motivacional, técnica de redução de custos e de mobilização junto aos jovens e forte atuação na Igreja Católica.

Para a Saúde, o médico de Família e Comunidade Nilton Augusto Guimarães Perlin será o secretário. Ele possui um vasto currículo na área de saúde. Atualmente, ele cursa duas pós-graduações: a primeira em Saúde da Família e a segunda em Gestão em Saúde Pública. Além disso, Perlin é professor do curso de Medicina, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo e é tutor do Programa Mais Médicos. Com experiência em diversas áreas da saúde, Perlin ao longo de sua carreira profissional atuou em outras cidades do Paraná, assim como nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Para a pasta de Administração, o secretário será o vereador Marcelo Marques. Ele é bacharel em Ciências Contábeis e pós graduado em MBA em Auditoria e Pericial Contábil Judicial. Ele ocupou o cargo de supervisor de Recursos Humanos na Prati-Donaduzzi no período de 2013 a 2020. Também ocupou o cargo de diretor Contábil no município de São Pedro do Iguaçu, além de experiência como Analista de Recursos Humanos em empresas contábeis da cidade e em São Pedro do Iguaçu.

A nova gestão deve criar novas Secretarias. São elas: da Agricultura e Proteína Animal, da Mulher e da Comunicação. “Estamos construindo um projeto e com o propósito em levar mais qualidade de vida e de maneira mais intensa para a população. É uma satisfação participar desta coletiva pouco mais de 30 dias após o resultado da eleição municipal e, principalmente, a população escolher o nosso projeto por meio de um processo democrático”, menciona Costenaro.

Ele complementa que as propostas foram apresentadas para a população e uma delas foi a escolhida no pleito. “Agradeço a população, aos presidentes de partidos que participaram da nossa coligação e aos candidatos a vereadores eleitos e não eleitos, que conosco compuseram a chapa vencedora. Agradeço a todos que participaram incondicionalmente da campanha, assim como a Associação da Direita de Toledo, que trabalhou de uma maneira incrível a construção das nossas propostas”.

Na ocasião, Costenaro agradeceu ao trabalho, empenho e parceria do deputado federal Dilceu Sperafico. “Precisamos fazer justiça para aquele que foi um grande mestre na construção do nosso projeto”.

GESTÃO – O prefeito eleito de Toledo enfatiza que ele e sua equipe governarão para toda a população. “O governo não é feito de um homem só ou de uma pessoa. E sim, é de uma pessoa que se uniu com outras para uma construção coletiva. Assim será o nosso governo. Um governo coletivo e com pessoas interessadas na construção de um bem maior”.

O prefeito eleito de Toledo disse que não tem a pretensão de ser o ‘dono’ da verdade. “O nosso governo será baseado no diálogo entre a equipe e com a sociedade. Saber ouvir é um dos requisitos para todos que trabalharão conosco na gestão. Nós saberemos ouvir e dialogar com argumentos e soluções técnicas. Assim, chegaremos aos resultados efetivos”.

Costenaro pondera que o primeiro dia após o resultado das eleições a equipe deu continuidade aos trabalhos. “São pessoas sem interesses por cargos. Assim, começamos o processo de transição. Ele acontece seguindo as orientações da legislação e do Tribunal de Contas. O processo é realizado com leveza no diálogo, pois não estamos em campanha política”.

TRANSIÇÃO – O coordenador da comissão do Processo de Transição Dr. Ruy Fonsatti Junior esclarece que “são critérios mínimos fixados, os quais devem ser seguidos. Desde que terminou a eleição e o resultado foi divulgado, Costenaro formou uma equipe. Diariamente, nós nos reunimos para estabelecer um cronograma de trabalho ou de pedidos de informações. O atual prefeito solicitou que todos os pedidos aconteçam por meio de ofícios”.

Fonsatti revela que a equipe já encaminhou mais de 15 ofícios solicitando informações. “Alguns dos documentos obtivemos respostas, outros ainda não. O processo de transição acontece com normalidade. Toledo possui aspectos importantes e estamos averiguando os documentos”.

Após analisar os documentos, o presidente da comissão relata que as reuniões são agendadas conforme a necessidade. “Exemplo: solicitamos uma reunião com a secretária de Educação. Ela deve acontecer na próxima terça-feira. Também pedimos agendamento e visita na Secretaria de Saúde. Quando as informações chegam até a equipe, após análise delas, conseguimos estabelecer as reuniões”.

Neste momento, Fonsatti argumenta que a agenda pré-estabelecida por Beto Lunitti está congelada, pois a equipe da gestão de 2025 não possui condição de participar das reuniões. “Nós não recebemos as informações de determinadas pastas. Com isso, não somos efetivos nas reuniões pré-fixadas pelo atual prefeito. Para os encontros serem produtivos, as informações documentais são necessárias”. Ele complementa que o prefeito Beto Lunitti promove apresentações das ações realizadas em seu governo. “As reuniões não atrapalham o nosso cronograma de trabalho. Não existe ruído ou problema entre as equipes de transição dos governos. Assim, como não é um ‘boicote’ da gestão do Mario ou intenção em tumultuar quando não participamos das reuniões pré-fixadas. Nós precisamos de informações”, enfatiza.

O coordenador da comissão do Processo de Transição esclarece que a equipe se reúne com os documentos (em mãos). “Dependendo da área, ela é encaminhada para a equipe técnica. Transição de governo é algo simples e acontece de forma republicana. Os serviços não podem parar e a população não deve ser penalizada”.

Fonsatti ainda solicitou ao atual governo que todas as decisões que possam trazer impactos a gestão 2025 sejam repassadas à equipe. “Isso diz respeito ao processo administrativo. Acreditamos que até a próxima semana receberemos todas as informações e as reuniões serão agendadas”.

Uma das preocupações citadas pelo presidente da comissão é o impacto do recurso financeiro no próximo ano. “Por isso, precisamos analisar os contratos, os vencimentos ou as licitações em andamento”. Ele enfatiza que o orçamento de 2025 é estabelecido pela gestão atual. “Inclusive, na primeira reunião com o prefeito Beto Lunitti, ele se colocou à disposição para qualquer adequação estrutural na legislação e disse que o projeto poderia ser encaminhado ao Poder Legislativo”.

O prefeito eleito de Toledo Mario Costenaro destaca que existe uma intensa responsabilidade por parte da equipe de transição. “E tudo deve ser feito no momento certo. Estamos construindo um ambiente mais adequado para uma melhor qualidade de vida ao cidadão de Toledo”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.