Cozinha Social faz vistoria para aquisição de gado pelo PAA

Estimated reading time: 3 minutos

Atendendo a rígidos padrões de qualidade, a Cozinha Social de Toledo (CST), realiza uma série de etapas desde a oferta do rebanho pelo produtor até as carnes chegarem preparadas para o consumo nas seis entidades atendidas, nos oito restaurantes populares e em aproximadamente 35 grupos de idosos do município. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são consumidas mais de 10 toneladas mensais de carnes (bovina, suína, frango).

Na manhã desta quinta-feira (27), uma equipe da CST realizou mais uma inspeção em uma propriedade rural no distrito de Concórdia do Oeste. A partir do contato do produtor cadastrado, que manifesta o interesse em vender para o município, o serviço agenda a visita para verificar as condições desse gado. “Nós vamos verificar se esse gado serve para nós ou não. É preciso estar em condições de abate, não pode estar doente, não pode estar muito magro e nem muito velho”, explica o coordenador de Compra Direta do PAA, Adir Leite de Morais.

Aprovando a oferta do produtor, é feito o registro fotográfico do animal e agendado o abate no frigorífico. Toda a carne é pesada no frigorífico, onde fica numa câmara fria até ser transportada para a Cozinha Social, onde é novamente pesado. O próximo passo é o preparo da carne, antes de ser encaminhada para os públicos atendidos.

Para o produtor Laurindo Welter (65), fornecer para o município é sinônimo de segurança. “É pagamento certo. Conheço um vizinho que já levou calote ou teve dificuldades em receber de outros compradores. Do governo, pode até demorar, mas é garantido o pagamento. Com isso conseguimos melhorar nossa renda e nos planejar melhor”, frisa o produtor.

A Cozinha Social fechou o ano de 2024 com 249 produtores cadastrados para fornecimento de carnes e outros itens alimentícios da agricultura familiar. O PAA contempla pequenos produtores de Toledo e toda a região.

“É importante a população saber que todo o alimento produzido na Cozinha Social e encaminhado para consumo da população nos mais variados segmentos que atendemos é feito com todo o capricho de nossa equipe e segue rigorosos padrões para garantir a procedência e preparo de qualidade”, pontua o diretor da Cozinha Social, Edson Pimenta de Oliveira.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.