Crianças do Instituto Paranaense de Cegos conhecem o Museu da Vida

O Museu da Vida da Pastoral da Criança recebeu uma importante visita nessa quarta-feira (25/09), em Curitiba. Um grupo de quatro crianças e três professoras do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) toparam o convite para conhecer o museu, participar de algumas atividades e, principalmente, avaliar as condições de acessibilidade do espaço. A ação faz parte da Primavera dos Museus, que em 2024 discute o tema acessibilidade e inclusão.

O passeio começou em contato com a natureza. As crianças percorreram os 400 metros da Trilha do Bosque e tiveram uma surpresa: conheceram e tocaram a Jurema, uma das tartarugas que habitam a Gruta do Bosque. “Parece uma camiseta molhada”, brincou Davi, de 10 anos. Depois, o grupo entrou na Toca dos Coelhos, onde as crianças puderam fazer carinho em um dos seis “moradores” do local. “Ele é muito fofinho”, disse Giovanna, de dez anos.

Essa oportunidade de contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Sempre que possível, a gente preza por fazer atividades ao ar livre e, por isso, ficamos muito felizes com o convite da Pastoral da Criança para conhecer o Museu da Vida”, comentou a professora Priscilla Kiklik. O IPC trabalha com o contraturno de crianças com deficiência visual.

Na exposição dos Mil Dias de Vida, cada criança ganhou uma boneca, que representa gestantes. Os mediadores explicaram sobre a gestação, o parto e a importância dos cuidados com a saúde na gravidez e nos primeiros anos de vida. “A parte das grávidas foi uma das minhas favoritas”, contou Giovanna. No final, todos sujaram as mãos em uma oficina de stencil.

A gente convidou o IPC exatamente para nos desafiarmos a preparar atividades inclusivas para esse grupo, das pessoas com deficiência visual. O objetivo também é ouvir um feedback do grupo, para que a gente possa melhorar ainda mais a nossa acessibilidade”, contou Erica dos Santos, supervisora do Museu da Vida.

A visita feita hoje foi excelente e os alunos adoraram. Percebemos que o Museu da Vida tem um cuidado para receber todos os visitantes da melhor forma possível. Claro que existem alguns pontos para melhorar na questão da acessibilidade, e nós vamos dar algumas sugestões na sequência”, comentou Monica Alves, professora do IPC.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus chega em 2024 à sua 18ª edição. O evento cultural é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no início da primavera, em setembro, desde 2007.

As atividades serão realizadas até domingo, dia 29 de setembro. Entre os destaques da programação estão a simulação inclusiva, que vai provocar os participantes a vivenciarem situações enfrentadas por pessoas com deficiência; e a gincana inclusiva, uma competição adaptada para promover a participação de todos.

O museu também preparou uma exposição com obras produzidas por estudantes da Escola Especial Alternativa, especializada no atendimento de alunos que apresentam TEA – transtorno do espectro autista. Os quadros também estão expostos em alto relevo.

Programação

  • Sexta-feira, 27/09: Gincana Inclusiva
    Horário: às 10h e às 14h
    Descrição: Teremos uma competição divertida e adaptada para promover a participação de todos. As atividades e desafios serão projetados para garantir que cada participante possa contribuir e se engajar de maneira significativa.
  • Sábado, 28/09: Simulação Inclusiva
    Horário: às 10h e às 14h
    Descrição: Vivenciaremos situações de acessibilidade e adaptação em um ambiente controlado para melhor compreender os desafios enfrentados por pessoas com diferentes necessidades.
    Discutiremos as percepções e aprendizados obtidos durante a simulação e como aplicar esses insights para melhorar a inclusão no cotidiano.
  • Domingo, 29/09: Livre Brincar Inclusivo
    Horário: às 10h e às 14h
    Descrição: Teremos a oportunidade de experimentar e criar novas brincadeiras que sejam inclusivas e acessíveis, promovendo a interação e a diversão entre todos os participantes sem restrições.

Quanto custa?
Os ingressos para o Museu da Vida custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia). Crianças de 0 a 6 anos não pagam. Às sextas-feiras a entrada é gratuita.

Qual é o horário de funcionamento?
O Museu da Vida funciona de terça a sexta das 8h às 17h e nos finais de semana das 10h às 18h.

Tem onde comer?
O Restaurante do Museu serve almoço de quarta a domingo a partir das 11h30. O buffet tem várias opções de saladas e pratos saudáveis, e os visitantes podem optar pelas opções por quilo ou livre.

Onde fica?
O Museu da Vida fica localizado na Rua Jacarezinho, 1691, bairro Mercês, em Curitiba-PR.

Tem estacionamento?
O Museu da Vida tem 140 vagas de estacionamento gratuitas para visitantes.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.