Crianças de Toledo são contempladas com projeto de educação em planejamento urbano

Selecionado no Edital de chamamento público de 2022 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o projeto “Ser Cidade” baseia-se em conversas sobre conscientização infantil em Urbanismo, noções de Planejamento urbano e cidadania para crianças de 10 a 12 anos do Centro Assistencial da Diocese de Toledo (Casa de Maria), localizada no Jardim Europa, no período letivo de 2023.

O projeto, elaborado e coordenado por Sabine Campos e Vivian Bolson, arquitetas toledanas, foi desenvolvido como forma de imprimir nas crianças um olhar crítico para o meio urbano e aprimorar a autonomia, para assim, capacitar estes futuros adultos, que construirão novas maneiras de morar e habitar as cidades.

PLANEJAMENTO – Conforme as arquitetas, os encontros e as atividades foram idealizados para instigar nos participantes reflexões sobre a importância da qualidade da moradia, do cuidado com seu bairro e da necessidade em participar ativamente das decisões sobre a evolução do seu município.

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras a tarde na Casa de Maria, para as crianças que frequentam a instituição no contraturno escolar. O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira (3) e as atividades seguem hoje (10).

De acordo com Sabine, responsável por ministrar as atividades, “a proposta aborda debates sobre o bairro onde as crianças vivem e dinâmicas que envolvem passeios pelas ruas e equipamentos públicos municipais, para reconhecimento dos potenciais e problemáticas do lugar e desenvolvimento de uma consciência ambiental e social”, conta a arquiteta.

Entre as diversas atividades que serão realizadas no decorrer do ano, as arquitetas planejaram a construção de uma maquete do bairro, que será elaborada pelos próprios aprendizes. “A dinâmica auxiliará na compreensão do espaço onde vivem e servirá de base para a proposição de uma intervenção urbana como forma de remodelação do espaço público”.

Ela complementa que “todos os trabalhos realizados serão reunidos em um livro, que será dado às crianças para que se reconheçam como agentes de transformação local”, destaca a arquiteta.

SOCIAL – A gestora geral da Casa de Maria, Maria Inês B. Manica, recebe a proposta de trabalho com grande entusiasmo e toda a equipe está dando todo o apoio. “Estamos na expectativa do desenvolvimento da atividade. As atividades iniciaram na semana passada e seguem hoje”.

Maria Inês destaca que o projeto “Ser Cidade” proporciona oportunidades de desenvolvimento humano e social. “Além disso, ele fortalece os direitos de cidadania de cada participante. Os adolescentes estão muito entusiasmados”.

Maria Inês complementa que o projeto prevê várias ações, como a oportunidade de conhecer o bairro, o centro de Toledo, os pontos turísticos, entre outras questões. “Os adolescentes estão animados. O projeto contempla 35 participantes neste ano e com a possibilidade de ampliar para o próximo ano”.

METODOLOGIA – No desenvolvimento do projeto, as crianças terão a oportunidade de conhecer, visitar e refletir sobre o espaço coletivo onde vivem, sua história, o que há de bom e o que poderá ser melhorado ou até mesmo construído, tornando-se construtores da própria história e da comunidade onde vivem.

“Uma sementinha está sendo plantada! Estamos todos muito animados e daremos total apoio durante seu desenvolvimento. Queremos que seja um projeto piloto e em breve, se estenda para todas as crianças e adolescentes atendidas pela Casa de Maria”, finaliza a gestora da Casa, Maria Inês.

Além de estimular a valorização da profissão Arquitetura e Urbanismo sob o aspecto cultural e social, o projeto visa ainda estender as possibilidades de amplificação da profissão oferecendo duas bolsas de extensão para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

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