Cruzamento perigoso no Boa Esperança em Toledo: novas soluções para evitar acidentes
Equipes da Secretaria de Segurança e Planejamento estiveram em alguns pontos no Boa Esperança e Jardim Pancera para identificar situações emergenciais
Estimated reading time: 3 minutos
No fim de semana, no cruzamento da Presidente Getúlio Vargas com a Tomás Gonzaga, no Boa Esperança, aconteceu mais um grave acidente. Equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo (SPHU) foram ao local na segunda-feira (13/01) para verificar o que é possível fazer de maneira emergencial.
“O prefeito Mario Costenaro, antes mesmo de tomar posse, havia nos solicitado um estudo bastante aprofundado em relação ao trânsito e isso demanda tempo, mas identificamos o que é possível fazer de maneira pontual para aumentar a segurança neste ponto crítico”, explicou o secretário de Planejamento Ronald Peixoto Drabik.
A coordenadora de Engenharia de Tráfego, Raquel Carolina Wesseling, e o diretor de Trânsito, Jorge Pereira Machado Filho, apontaram algumas soluções que poderão ser aplicadas nos próximos dias, como o reforço da sinalização horizontal e vertical, a instalação de tachões para identificar melhor de quem é a preferencial neste cruzamento específico e até mesmo a mudança de local de uma lombada que já existe na Tomás Gonzaga. “Quando se trata de trânsito é preciso muito cuidado porque qualquer alteração num determinado ponto pode trazer reflexos em outro local”, ressaltou Raquel Wesseling.
O vereador Jozimar Polasso acompanhou a visita. Nos últimos quatro anos ele apresentou requerimentos solicitando alguma intervenção neste cruzamento do Boa Esperança, todos sem resposta. “Ali aconteceram muitos acidentes, alguns com vítimas fatais, e é preciso fazer alguma coisa. Quero agradecer ao prefeito Mario Costenaro e sua equipe pela agilidade em atender esse pedido que não é meu, mas sim de toda comunidade da região”, disse Polasso.
Além do Cruzamento no Boa Esperança, a Rua Maranhão
O grupo esteve ainda no Jardim Pancera, para também fazer um levantamento sobre a Rua Maranhão. Muitos moradores reclamam da alta velocidade na altura do cruzamento com a Rua Guaíra, “onde também se percebe que os motoristas trafegam numa velocidade acima do permitido”, pontuou o secretário Ronald Drabik. Nas duas ruas, segundo ele, deverão ser instalados redutores de velocidade para aumentar a segurança.
Ainda no Jardim Pancera, no cruzamento da Rua Maranhão com a Pastor Uwe Greggersen, foi identificado que falta uma placa de sinalização sobre a preferencial, a qual deverá ser instalada ainda esta semana.