Ministério da Saúde revalida serviços prestados pelo CTA/SAE

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), a partir dos trabalhos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e do Laboratório de Análises Clínicas têm papel fundamental no enfrentamento da Transmissão Vertical do HIV e Hepatite B. Novamente, os serviços foram revalidados mediante certificação do Ministério da Saúde – o que reflete na qualidade dos serviços e maior promoção da saúde dos pacientes da área de abrangência.

Neste mês de agosto, o município recebeu a visita da Equipe Nacional de Validação (ENV) do Ministério da Saúde para revalidação da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis e o pleito da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical para a Hepatite B. 

“Como aconteceu no ano passado, quando a equipe visitou o município, os serviços de saúde que compõem a rede de atendimento a esses agravos foram visitados”, explica a farmacêutica CTA/SAE, Juliana Andres Machado Percio. “O Ciscopar – através do CTA/SAE e do Laboratório de Análises Clínicas são primordiais no que se refere ao enfrentamento da Transmissão Vertical do HIV e Hepatite B e receberam a visitação da equipe composta pelas avaliadoras Maria da Guia de Oliveira e Vanessa Elias da Cunha”.

REFLEXOS DA CERTIFICAÇÃO – Em conformidade com o plano internacional, a certificação reflete a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança. “Além disso, também reconhece o processo de trabalho realizado no território e por todos os envolvidos na eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis (MS, 2023)”, descreve Juliana.

Entre os pontos principais da visita, segundo Juliana, foram a avaliação da conformidade do serviço, através de entrevistas com os profissionais e usuárias do serviço. Com isso, é possível verificar a execução das atividades que envolvem o diagnóstico, exames e tratamento.

“O fluxo de trabalho foi avaliado positivamente, com o uso de práticas que seguem as diretrizes nacionais, onde os profissionais realizam um acompanhamento contínuo e detalhado dos pacientes, com uma gestão eficaz dos tratamentos e suporte para adesão às terapias. A integração do nosso serviço com outras unidades de saúde e epidemiologias foi destacada como um ponto positivo, facilitando um atendimento integral aos pacientes”, pontua.

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO – Durante a visita, a Equipe Nacional de Validação também avaliou os programas de capacitação da equipe do CTA/SAE. Conforme Juliana, a Equipe sinalizou que formação continuada é uma prioridade para garantir que os profissionais estejam atualizados com as melhores práticas e novas diretrizes.

A visita da Equipe Nacional de Validação foi um passo importante que destacou o comprometimento da instituição para manter padrões elevados e continuem a oferecer serviços de qualidade para a comunidade, sendo modelo para outros serviços de referência.

COMPROMETIMENTO – “O CTA/SAE reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e com a luta contra o HIV/Aids, hepatites virais e IST´s. A instituição está empenhada em implementar as recomendações e continuar a promover melhorias para beneficiar a comunidade e trabalhar em estreita colaboração com as autoridades de saúde para garantir a manutenção dos altos padrões de atendimento e para avançar na conquista da certificação de eliminação da transmissão vertical da hepatite B”, salienta Juliana.

“O resultado de todo o processo, iniciado com o envio de relatório para o Ministério da Saúde, seguido da avaliação deste e agora, pela visita da Equipe Nacional de Validação, tem previsão de acontecer nos próximos meses, mas já traz impacto positivo na qualificação do serviço ofertado pela rede de atenção em saúde”, conclui a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), Jéssica Leonita Sartor.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.