Curitiba Sedia 14º Fórum da Internet no Brasil: Discussões sobre Governança Digital
Curitiba se prepara para sediar o 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB14), principal evento sobre governança da Internet no país, que acontecerá de 21 a 24/05 (terça-feira à sexta-feira), no Bourbon Curitiba. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o encontro reunirá especialistas renomados, e já tem a presença confirmada na solenidade de abertura (dia 21/05 às 18h30) do Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca.
O FIB é promovido anualmente e consolidou-se como espaço democrático de discussão, reunindo contribuições que são levadas ao Internet Governance Forum (IGF), realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Da última edição, saíram para o IGF temas como a questão da soberania digital, a regulação de plataformas digitais, bem como as expectativas e preocupações em relação ao Pacto Digital Global da ONU.
“O FIB é um evento único, pois reúne em um só espaço importantes atores para debater os temas mais importantes e prementes envolvendo a governança do mundo digital. Tudo isso, sob a perspectiva multissetorial, com olhares e vozes de diversos setores, o que faz com que o diálogo seja mais rico e plural”, resume Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
- Saldo positivo na Conta de Itaipu vai permitir queda no preço da energia em julho
- Comemoração dos 50 anos da Itaipu terá show de Jão e arrecadação para vítimas do RS
Nesta edição, é grande a expectativa com relação às sessões plenárias, que debaterão a “Tecnodiversidade e colonialismo digital: Imaginando outros futuros” (dia 22/05, às 14h), “Desafios globais para a governança do mundo digital” (dia 23/05, às 14h) e “Estratégias para pesquisa, desenvolvimento e adoção de IA no Brasil” (dia 24/05, às 14h).
Ainda na grade do evento, uma programação de workshops sugeridos por regiões de todo o território nacional e por representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Das 165 propostas encaminhadas à organização do FIB 14, 27 foram selecionadas, e estão distribuídas nos macrotemas “Novas Tecnologias e IA”; “Privacidade e segurança”; “Internet, Sociedade e Cidadania” e “Questões jurídicas, regulatórias e Efeitos extraterritoriais”. Para conferir a lista e os detalhes de cada workshop, e sessão plenária do 14º Fórum da Internet no Brasil, acesse a agenda em Link.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site oficial do encontro.
Anote na Agenda
14º Fórum da Internet no Brasil – FIB14
Data: de 21 a 24 de maio
Local: Bourbon Curitiba Hotel & Suítes – Rua Cândido Lopes 102, Curitiba
Inscrições: Link
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.