Curso para enfermeiros da atenção básica em Toledo tem protocolo para pré-natal como tema

Teve início, nesta segunda-feira (20), na sede da Escola de Administração Pública do Município de Toledo (Escola de Governo), o treinamento voltado a enfermeiros da atenção básica. Com o título “Consulta de enfermagem obstétrica baseada no Protocolo de Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal de Risco Habitual e Intermediário”, o primeiro dos 12 módulos do curso foram ministrados pelos enfermeiros Marcos Fernando Soares e Viviane Carnelossi Benvenuto.

Ao todo, 66 profissionais, divididos em três turmas, estão participando do curso, que tem carga horária de 48 horas-aula e seguirá até a primeira quinzena de julho. Antes de ser ministrado, o conteúdo constou em projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde à Escola de Governo, que o aprovou após análise do Conselho Superior deste órgão.

Os próximos módulos terão estes temas: “Pré-natal risco habitual e intermediário”, “Pré-natal alto risco”, “Emergências obstétricas”, “Cuidados de enfermagem em puerpério fisiológico e planejamento familiar”, “Fisiologia do parto/mobilograma/plano e parto/fases do trabalho de parto”, “Fluxos de encaminhamentos”, “Estratégias para atender usuárias de drogas ilícitas e lícitas”, “Estratégias para atender migrantes”, “Interpretação de exames pré-natais para enfermeiros” e “Assistência obstétrica na prática”. Ao fim da parte teórica, os alunos terão aulas práticas nas unidades básicas de saúde (UBS) antes de serem avaliados pela organização do curso – em caso de não atingimento da meta, os participantes terão que refazê-lo do início.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.