Curso orienta agricultores para o uso de drones

O desenvolvimento tecnológico no campo reúne cada vez mais o uso de novas ferramentas, dentre elas o drone que aos poucos transforma a realidade das propriedades rurais. O dia a dia começa a ter uma presença maior deste equipamento que apresenta vantagens nas diferentes necessidades, desde monitoramento das áreas agrícolas e mapeamento até a aplicação de defensivos, entre outras possibilidades.

Atento a essa realidade, o Sindicato Rural de Toledo oferta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), o curso para operação de drones, com as noções básicas de funcionamento, legislação, prática e manutenção do equipamento.

O curso é gratuito para produtores rurais e trabalhadores do campo. Basta ter mais de 18 anos de idade. Segundo Franciele Carraro, mobilizadora do Senar-PR no Sindicato Rural, esse é um curso de grande procura, gerando lista de esperança devido ao interesse dos produtores. “Temos uma nova turma programada para o início de outubro já com todas as vagas preenchidas. Para quem tem interesse, recomendamos que faça a pré-inscrição, informando dados para contato que posteriormente serão alertados sobre a abertura de novas vagas”, salienta.

O uso de drones nas propriedades rurais está se tornando mais frequente. “Para a agricultura, o drone está se incorporando na rotina da propriedade rural porque estão sendo percebidas as suas vantagens, inclusive para coleta de imagens visando documentação da propriedade”, observa Franciele.

Em uma situação prática, o sobrevoo de um drone de pequeno porte capta imagens de um determinado ponto da lavoura que possa ter sido afetado por uma doença ou ataque de pragas. Para evitar o amassamento de plantas que o trator ou implemento agrícola causa, o uso de drone é uma solução. No entanto, nesse caso, o equipamento possui outras características. Por ser de maior porte e destinado a aplicação de defensivos, é necessário um treinamento mais amplo em se tratando de conteúdo e carga horária.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.