Cursos de qualificação preparam o trabalhador para o mercado

A qualificação profissional tem sido determinante para conquistar uma vaga no mercado de trabalho em Toledo. Diariamente, as empresas abrem diversas vagas de emprego com carteira assinada, mas a falta de mão de obra preparada para a função dificulta o processo de contratação. Com a proposta de auxiliar a aproximação de candidatos e empresas, a Agência do Trabalhador disponibiliza vários cursos profissionalizantes para preparar os alunos.

Em 2021 foram disponibilizadas gratuitamente 600 vagas distribuídas em 24 cursos de qualificação. Para este ano, a ideia é ofertar cerca de 650 vagas em cursos com maior demanda de trabalhadores preparados. O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, conta que a equipe está no processo de escolhas das áreas.

“Estamos conversando com empresas para identificar quais os cursos que tem mais necessidade nesse momento, levando em consideração o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que aponta onde houve mais contratações e onde há demanda reprimida”.

OPORTUNIDADES – Souza aponta que, até o momento, o setor de gastronomia é um dos que apresenta muitas oportunidades de trabalho e tem pouca mão de obra qualificada. Ajudante de cozinha, atendente de lanchonete, cozinheiro (a) são algumas vagas que sempre são abertas na Agência. Por conta disso, a equipe estuda a viabilidade de formação nessa área para preparar os candidatos.

O setor da indústria também tem enfrentado dificuldades para contratar trabalhadores em alguns áreas como soldador e eletricista. Inclusive, no ano passado foram disponibilizados cursos nessas áreas e os trabalhadores qualificados já foram absorvidos pelo mercado. Porém, as oportunidades continuam. Outros cursos com avaliação positiva pelos alunos e pelas empresas são na área de mecânica automotiva; Souza cita que todas essas opções poderão ser ofertadas novamente neste ano.

E um novidade que poderá entrar neste ano é o curso de açougueiro. “Há muita procura nesta área e estamos analisando a viabilidade do curso de açougueiro. Sempre há vagas disponíveis na Agência do Trabalhador”, complementa ao enfatizar que após definição e contratação dos cursos, as primeiras aulas estão previstas para começar no final de março.

“Nós estamos em uma cidade muito produtiva e sabemos que sempre haverá necessidade de mão de obra técnica e de qualidade. O trabalhador bem preparado conseguirá um bom emprego, boa renda e terá uma condição de vida diferente. A vida é feita de oportunidades e as pessoas devem aproveitar cada momento”, conclui.

Da Redação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.