De 2020 para 2021: Cejusc aumenta em 100% número de audiências realizadas

A consolidação do funcionamento virtual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo foi uma das iniciativas que marcaram o desafiador 2020 – ano de queda significativa nos atendimentos. Em 2021, a equipe avançou e teve um aumento de audiências em mais de 100% em relação à 2020.

“Esse aumento nas demandas atendidas pelo Cejusc também está associado ao retorno gradativo das atividades em 2021”, justifica a gestora administrativa do Cejusc de Toledo, Barbara Prebianca Hofstaetter. “Em comparativo ao ano anterior, 2021 ainda num contexto pandêmico, houve um avanço demasiado nos atendimentos e demandas processuais, por consequência, na produtividade do Cejusc Toledo”, cita ao acrescentar que em 2019, foram realizadas 596 audiências; em 2020, foram 263 audiências; já no ano passado esse número saltou para 682.

Barbara explica que o Cejusc realiza audiências de mediação, conciliação, e círculos restaurativos, ou seja, o Centro Judiciário está voltado para meio consensuais de resolução de conflito. Além dos atendimentos das demandas judiciais, o Cejusc atende a população da Comarca de Toledo, orienta quanto qual método autocompositivo é cabível para resolução da situação exposta, através das demandas pré-processuais.

DESAFIOS DA PANDEMIA – Um dos maiores desafios enfrentados, foi manter o funcionamento do Cejusc em período de pandemia. Para dar continuidade nos atendimentos e demais serviços prestados aos jurisdicionados, o Cejusc Toledo manteve sua pauta de audiência na modalidade virtual. Para melhor organização e prevenção, os atendimentos realizados são agendados com antecedência, pois o Centro possui local adequado, que traz segurança e tranquilidade para o público que necessita do suporte. Com os serviços remotos, foi possível prestar atendimento a demanda reprimida.

“O Cejusc encontrou no meio virtual a possibilidade de continuar os atendimentos e demandas normais durante o contexto pandêmico. O Tribunal de Justiça do Paraná disponibilizou sistema específico que dispõe de todas as ferramentas necessárias para a realização de audiências na modalidade virtual, em contrapartida, a Secretaria do Cejusc presta todo suporte técnico necessário para todas as partes e advogados que necessitam de auxílio para ingressar nas audiências”, destaca a gestora administrativa do Cejusc de Toledo.

METAS ATINGIDAS – Apesar das dificuldades e desafios, em 2021, o Cejusc atendeu algumas metas. Uma delas estabelecidas que foi cumprida com êxito, segundo a gestora administrativa, foi a implementação de uma nova modalidade no Cejusc da Comarca de Toledo: as pré-mediações e pré-conciliações.

Desde o mês de setembro de 2021, as sessões de pré-mediação e pré-conciliação compõem a pauta da Secretaria. Em um pequeno período da implementação dessa modalidade em 2021, efetivamente, foram realizadas 81 sessões.

“O intuito das sessões de pré-mediação e pré-conciliação é destinar as partes do processo um momento para explicar e tirar dúvidas quanto a audiência de mediação e pré-mediação, expondo seu funcionamento, seus benefícios e limites. Através da pré-mediação se possibilita a que as partes escolham passar pela sessão de mediação e conciliação ou não, enaltecendo o protagonismo das partes e exercendo o princípio da voluntariedade que rege os procedimentos autocompositivos”, destaca Barbara.

FORTALECIMENTO DOS SERVIÇOS – Para este ano, uma das metas é manter o ritmo produtivo de 2021 e fornecer atendimentos de qualidade a população. A ideia é manter todos os serviços nas modalidades presenciais e virtuais, conforme cada caso necessite, para dessa forma, ter todo cuidado e prevenção que o contexto atual demanda.

“Em 2022, manteremos nosso objetivo de proporcionar paras as partes o protagonismo que elas merecem. Esperamos que logo ocorra a diminuição da pandemia, para que aos poucos, possamos voltar aos atendimentos e com as audiências na modalidade presencial. O Cejusc de Toledo lembra que está de portas abertas para toda a sociedade”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.