De 2020 para 2021: Ciscopar aumenta em 56,77% demanda de atendimentos
A ampliação da estrutura física, reorganização dos serviços administrativos e outros setores permitiram aumentar a demanda de atendimento em 56,77% – comparação entre 2020 e 2021 – do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). O Consórcio é unidade referência nos atendimentos de especialidades para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.
“Tivemos um crescimento significativo no número de atendimentos dentro da estrutura do Consórcio de 56,77% de 2020 para 2021”, cita a direção do Ciscopar. “Claro que temos que observar que em 2020 boa parte dos atendimentos foram reduzidos por conta do cenário da pandemia, porém, em 2021 ainda em pandemia e sem atender na capacidade total do Consórcio, tivemos esse aumento expressivo no número de atendimentos em todos os setores internos do Ciscopar”.
Em 2020, o Ciscopar prestou 63.734 atendimentos; já no ano passado foram 99.921 atendimentos. Os números contemplam as consultas, exames e procedimentos realizados em todos os setores do Ciscopar – Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), Centro Regional de Especialidades (CRE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Já nas clínicas terceirizadas, credenciadas ao Ciscopar, entre consultas, exames e procedimentos foram
912.259 em 2020 e 1.073.777 em 2021.
DESAFIOS DOS ÚLTIMOS DOIS ANOS – “No início da pandemia, em meados de março de 2020, estávamos em um cenário bastante incerto, pois a pandemia pegou todos de surpresa. Tivemos que reorganizar o serviço, reduzir número de atendimentos, evitando desta forma a propagação do vírus dentro do Ciscopar. Já em 2021, tínhamos um pouco mais de clareza quanto a situação e quanto ao comportamento do vírus, podendo dessa forma, ir retomando de forma gradual o número de atendimentos dentro da estrutura”, pontua a direção.
FINALIZAÇÃOS DOS BLOCOS – No mês de novembro do 2020, foram retomadas as obras dos blocos 3 e 4 do Ciscopar. Os trabalhos estavam paralisados em abril de 2020, devido algumas diligências encontradas no projeto – diante das mudanças previstas para o centro cirúrgico – essas alterações foram protocoladas na Caixa Econômica Federal, para aprovação e reprogramação, que após analisadas retornaram com diligências.
O impasse fez com que as obras permanecessem paradas, pois necessitavam que os projetos estivessem aprovados pela agente financeiro, que é a Caixa Econômica Federal. Somente após a aprovação foi possível dar continuidade nos serviços de construção.
“Com a inauguração dos blocos 3 e 4, que ocorreu em dezembro de 2021, conseguimos inclusive ampliar o número de atendimentos de alguns setores do Ciscopar, como o Centro de Especialidades Odontológicas, Modelo de Atenção às Condições Crônicas e Centro Regional de Especialidade, portanto, finalizamos o ano de 2021 bem diferente do ano de 2020. Com a estrutura nova, conseguimos reorganizar o setor administrativo do Ciscopar, bem como o Laboratório de Análise de Águas e Clínica, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Testagem e Aconselhamento, Central de Material e Esterilização e expansão do Centro Regional de Especialidades”, acrescenta a direção.
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS – A construção do Centro Cirúrgico do Ciscopar iniciou em 2015. A previsão inicial era que até o segundo semestre de 2019 a estrutura estivesse finalizada. Porém em 2018, a equipe observou discrepâncias no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos centros cirúrgicos.
Segundo a direção, a estrutura física, para início das cirurgias, está pronta. No momento, o Ciscopar está trabalhando para aquisição de alguns equipamentos via convênio firmado com a SESA, que segue tramitando no setor de licitações do Ciscopar e outros fluxos burocráticos que permitirão o início das atividades dessa nova linha assistencial do Consórcio.
“O Ciscopar tem como meta, neste ano de 2022, qualificar e otimizar os atendimentos da atenção secundária da rede especializada para com os 18 municípios integrantes, ofertando os serviços mais próximo a população, respeitando as características de cada região de saúde”, conclui a direção.
Da Redação
TOLEDO