Decoração natalina de Toledo é questionada por vereadores

Estimated reading time: 4 minutos
O clima natalino tomou conta do município de Toledo. Os enfeites e as luzinhas de Natal estão no centro, nos bairros e nos distritos da cidade. Foram colocados enfeites como Papais Noel, duendes, presentes, pinheiros, luzinhas entre outros. A Prefeitura e a Praça Willy Barth também receberam iluminação.
Apesar de abrilhantar a cidade, trazer emoção para quem aprecia e alegria para a criança, a decoração Natalina, em Toledo, foi questionada pelos vereadores do município na semana passada. O assunto foi abordado durante a audiência pública para incluir o Natal e a Páscoa Encantada no Calendário Oficial da cidade.
O vereador Professor Oseias Soares dos Santos questionou sobre os enfeites em algumas ruas na cidade ou nos distritos durante a audiência. De acordo com a diretora do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico Juliana Gabriela Buchs, a equipe acompanha o fiscal. “Observamos que alguns problemas foram registrados com empresas contratadas. É preciso esclarecer que não se trata da falta de pagamento, e sim, o contrato precisa ser cumprido para ser liquidado”.
Juliana Gabriela explica que enquanto o trabalho não for entregue na totalidade, a autorização de pagamento não é encaminhada para a contabilidade. Sobre a decoração na rua Saturno, ela salienta que é um caso específico. Ela explica que um material foi fabricado errado pelo fornecedor.
Outras decorações que geraram questionamentos foram a grande árvore instalada no Parque Ecológico Diva Paim Barth e nas proximidades da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.
Os vereadores compreendem a importância da decoração e questionam o tempo em que ela fica instalada após finalizada, pois o Município realiza um investimento considerável para ser utilizado por poucos dias.
Sobre a árvore do Parque Ecológico, a demora para o seu funcionamento se justificou que a árvore é de led e, por isso, exigiu uma configuração própria. A estrutura está pronta para receber a configuração e o pagamento aconteceu a partir do seu funcionamento.
ATRASOS – Segundo o vereador Leoclides Bisognin, a decoração de Natal está atrasada neste ano. “Mas tanto o Natal quanto a Páscoa atraem pessoas de outras cidades. O principal problema é que a empresa contratada não cumpre o que está no papel. A maioria da decoração natalina, em Toledo, está atrasada”.
Bisognin sugere que a decoração do Natal seja um assunto abordado mais cedo. “Ganham as empresas com o preço melhor, mas nem sempre cumprem com o contrato. Nós ainda precisamos aprender muito sobre decorações. Parabenizamos a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)”.
O vereador Rossetto pondera que o trabalho deve ser executado com mais seriedade e compromisso. “Que sempre tenhamos um Natal e uma Páscoa cada vez melhor. Toledo merece uma decoração, porém precisamos ter mais isonomia”.
Na oportunidade, o parlamentar Professor Oseias parabeniza a Secretaria e a Acit pela decoração e toda a organização no evento. “Eu e os meus colegas estamos cobrando o que está faltando; além de proporcionar entretenimento e turismo. Parabéns a todos os envolvidos nestas ações”.
Da Redação
TOLEDO