Decreto que denomina Centro Comunitário José Maria Lima é assinado

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco, na manhã desta quarta-feira (27), da assinatura do Decreto nº 926/2023, que “denomina Centro Comunitário José Maria Lima (“Zé Borracha”) espaço de uso comunitário localizado no bairro Jardim Panorama, na cidade de Toledo”. Localizado na esquina das ruas Willy Tesch e Oswaldo Aranha, o local, que é sede da Associação de Moradores do  Loteamento Jardim Lydia Joanna Voss, possui um campo de futebol com gramado sintético (cujas obras serão entregues à comunidade na próxima semana), vestiário e copa.

Assinado pelo prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, e pelo secretário da Administração, Andriws Todeschini Prestes, o documento legal passa a vigorar a partir de quinta-feira (28), quando será publicado no Órgão Oficial. O decreto aponta, em seu Art. 1º, que a homenagem póstuma se dá pela atuação de Zé Borracha “em prol da comunidade e por sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Toledo”.

Vereador entre 1997 e 2000, ele faleceu em 17 de março de 2001, em virtude de complicações causadas pela Covid-19 – cinco dias depois, pelo mesmo motivo, o filho dele, Ednei José Lima, também veio a óbito. Familiares e amigos de José Maria Lima compareceram à solenidade.

Entre eles, a esposa Maria Lúcia; os filhos Elisângela e Erivelton; os netos Heitor e Yasmin; o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jardim Lydia Joanna Voss, Valdir Augusto dos Santos; e os vereadores Valdomiro Bozó e Professor Oséias. Estes representaram no ato o Legislativo Municipal, responsável pela indicação (913/2022) do nome de “Zé Borracha” para algum logradouro ou próprio público no Panorama, a qual foi prontamente aceita pelo Executivo.

Emoção

A assinatura do decreto foi marcada por muita emoção, a começar do prefeito em exercício, que conviveu por muitos anos com o homenageado, desde os tempos em que ele tinha uma borracharia. “Não estamos vivendo um momento alegre, mas, sim, de reconhecimento a quem batalhou, seja como liderança do Panorama/São Francisco ou como vereador, por benfeitorias naquela região. Em 2008, quando me lancei candidato à Câmara pela primeira vez, sem que eu lhe pedisse nada, ele me disse: ‘chegou a hora de lhe apoiar’. Fiquei muito feliz na época e hoje, além de gratidão, tenho nele um exemplo que procuro seguir na minha vida pública. Nem mesmo a pandemia de Covid-19, a maior tragédia vivida pela nossa geração, será capaz de apagar todo este legado”, salienta Ademar, que sugeriu aos vereadores presentes a fazerem uma indicação para que outro próprio público seja denominado com o nome de Ednei José Lima.

Estes expressaram opiniões semelhantes sobre José Maria Lima. “O Zé Borracha ajudava muitas pessoas, inclusive, certa vez, ele levou minha mãe até Francisco Beltrão para um tratamento de saúde. Na condição de vereador que reside na mesma região, me espelho muito nele para o exercício do meu mandato. Vale lembrar que, em um tempo com muito mais dificuldades, ele conseguiu levar para o bairro várias benfeitorias, como a pavimentação asfáltica de várias ruas e a construção do campo que está no centro comunitário que terá o nome dele”, comenta Valdomiro. “É uma honra participar deste momento no qual se presta uma merecida homenagem a quem fez deixou um legado de boas lembranças na memória de tantos toledanos”, pontua Oséias.

Os filhos de Zé Borracha agradeceram à homenagem prestada ao pai. “Ele tinha um amor gigantesco pelo bairro e pelos seus moradores. A partir de agora, quando passarmos em frente a este centro comunitário, será muito bom ver o nome dele na placa. Será uma forma de mantê-lo vivo em nossa memória”, comenta Elisângela. “Gostaríamos que nosso pai ainda estivesse entre nós, mas agradeço de coração a todos que tornaram possível este importante reconhecimento no nome dele”, observa Erivelton.

Valdir e Andriws também fizeram uso da palavra. “A família do Zé Borracha está no Panorama há quase 40 anos e neste tempo ele se tornou uma pessoa muito querida pelos moradores da região. Agora que as instalações da nossa sede terão o nome dele, nosso compromisso de cuidar bem dessas instalações só aumenta”, avalia o presidente da Associação de Moradores do  Loteamento Jardim Lydia Joanna Voss. “Sou servidor de carreira da Emdur [Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo], onde o Ednei trabalhou comigo por vários anos. Fico honrado em assinar este decreto que homenageia o pai dele e garanto que não serão medidos esforços da administração municipal para que meu ex-colega receba também esta honra em breve”, assegura o secretário da Administração.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.