Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais seis cidades afetadas por desastres

Estão na lista Anagé, Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora, na Bahia; Morada Nova, no Ceará; Borba, no Amazonas; e Nova Londrina, no Paraná

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quarta-feira (8), a situação de emergência em mais seis cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

Das seis cidades, três estão na Bahia e sofrem com a estiagem: Anagé, Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora. No Ceará, Morada Nova enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Já a cidade de Borba, no Amazonas, foi atingida por inundações provocadas pelas fortes chuvas. Por fim, o município de Nova Londrina, no Pará, entrou em situação de emergência em decorrência do avanço da dengue.
 
Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.

Para saber mais sobre notícias e ações regionalizadas do MDR, jornalistas interessados podem acessar os grupos de WhatsApp por estado. Clique neste link para acessar.
 

Assessoria de Comunicação Social 

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.