Delegacia da Mulher recebe moção de aplausos pelo trabalho prestado à sociedade

Estimated reading time: 5 minutos

O trabalho realizado na Delegacia da Mulher e a dedicação dos profissionais foram reconhecidos em uma cerimônia de moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Toledo na sessão ordinária da última segunda-feira (24). A indicação do ato é do vereador Roberto de Souza. Na ocasião, a delegada chefe da Delegacia da Mulher, Ana Cris Souza de Oliveira foi homenageada, representando toda a equipe.

A delegada Ana Cris cita que ela e sua equipe estão felizes com o reconhecimento. “A delegacia é composta por servidores e são eles que fazem o trabalho duro, e é bom reforçar que o nosso trabalho não é só de fazer justiça, mas também de acolhimento e, principalmente, de dar atenção para as vítimas que estão precisando naquele momento”.

Ana Cris ressalta que a equipe está sempre pronta para a atender a população. “Infelizmente a violência doméstica existe e a nossa equipe faz um trabalho com muito amor. São servidores que se dedicam bastante a todas as vítimas”, complementa.

RECONHECIMENTO – Na ocasião, a delegada agradeceu o apoio de outras forças de segurança na realização do trabalho na Delegacia da Mulher. “É muito importante deixarmos destacado o apoio da rede que nós temos. É uma rede que funciona muito bem, temos uma parceria com os órgãos como o Núcleo Maria da Penha (Numape), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDP) que sempre nos auxilia. Nosso efetivo é muito pequeno, por isso no cumprimento de mandados eles sempre estão disponíveis para nos ajudar. Temos uma parceria muito boa com a Polícia Militar também. Por isso, eu só tenho a agradecer todo o trabalho que é feito por toda a sociedade”.

O chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDP), delegado Alexandre Macorin, também acompanhou a cerimônia com parte da equipe. Ele enalteceu o trabalho da Delegacia da Mulher e enfatizou que há uma parceria entre as duas equipes policiais. “Nós trabalhamos em conjunto e sempre que precisamos do auxílio deles, eles estão prontos para ajudar, da mesma forma quando eles precisam do auxílio da 20ª SDP também estamos sempre prontos para auxiliar. E em uma função que tem tantas cobranças, quando existe o reconhecimento através dessa Casa de Leis que representa o povo é muito gratificante”.

A indicação da moção de aplausos foi do vereador Roberto de Souza. Na plenária, ele reconheceu todo o trabalho realizado pela Delegacia da Mulher e pela delegada Ana Cris durante o tempo que está no município.

“Essa moção de aplauso é em respeito ao trabalho de cada um e cada uma de dos servidores que dedicam todos os dias para gente debater cada vez mais esse assunto tão importante. Nós vivemos em um município que, infelizmente, tem um dos maiores índices de violência doméstica do estado e precisamos refletir sobre isso. Precisamos também debater cada vez mais esse assunto dentro do parlamento. Mas também é precisamos encorajar as mulheres a fazer a denúncia para dar um basta aos agressores”, comenta.

TRABALHO – Natural do Amazonas, a delegada Ana Cris está há dois anos atuando na Delegacia da Mulher de Toledo. Ela conta que ao chegar na cidade se deparou com uma realidade e uma cultura diferente da que vivia anteriormente.

“Eu confesso que quando eu cheguei eu fiquei bem assustada. Era uma realidade diferente, então tem aquele choque cultural. Quando eu cheguei tive uma surpresa com a quantidade de procedimentos na Delegacia e a quantidade de efetivo, e eu falava: eu não vou conseguir. E apesar de tudo, do pouco efetivo, da pouca estrutura nós temos feito um ‘milagre’. Temos feito muito na Delegacia da Mulher”, salienta Ana Cris.

No dia a dia, a delegada enfatizou que o trabalho da equipe tem sido de repressão e de prevenção. “A repressão é quando nós vamos lá e prendemos, e a prevenção é divulgar, falar sobre violência doméstica, informar a comunidade, levar conhecimento para as pessoas, porque muitas vezes as mulheres se quer sabem que estão sofrendo esse tipo de violência”, esclareceu.

Para o ano de 2025, a delegada Ana Cris citou um projeto em andamento para a Delegacia da Mulher de Toledo. “Estamos com um projeto tramitando, um protocolo para tentar uma nova sede para a Delegacia da Mulher, considerando que o espaço que hoje ocupamos já não atende mais a nossa demanda”, concluiu.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.