Dengue em Palotina: Alerta com mais de 2 mil casos confirmados
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Palotina atualizou e divulgou na última terça-feira, dia 18 de abril, o boletim epidemiológico que revela que o município já passou de 2 mil casos de dengue confirmados. No período, o município já realizou 3.444 notificações, sendo que 1.302 casos deram negativos e 2.131 pessoas testaram positivos para dengue.
- Emergência viral: Paraná obtém reconhecimento federal para combater surto de dengue em sete municípios
- Doença de Chagas: Estado divulga cartilha sobre prevenção e tratamento
O boletim revela ainda que há 11 casos de dengue em Palotina em investigação e 04 palotinenses estão internados devido complicações da dengue. A Secretaria de Saúde alerta que os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e também manchas vermelhas pelo corpo. Caso apresente um desses sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e mantenham suas casas e quintais limpos.
MARIPÁ
Devido a epidemia de dengue e a alta procura por atendimento, a Secretaria de Saúde de Maripá irá reforçar a equipe médica do Pronto Atendimento (PA) 24 horas. A partir desta terça-feira (16), mais um médico estará atendendo na unidade, de segunda a sexta, das 13h às 21h.
De acordo com a secretária de Saúde, Adriana Scarparo, a medida busca dar mais agilidade ao atendimento. “Estamos com uma média de 90 notificações por semana de casos de dengue, por isso a necessidade de ampliar temporariamente a equipe. Pedimos que as pessoas com suspeita de dengue procurem atendimento de preferência neste horário em que teremos um médico extra”, enfatiza a secretária.