DER-PR promove consulta pública sobre o Plano de Mobilidade Intermunicipal

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) elabora o Plano de Mobilidade Intermunicipal. Para o melhor desenvolvimento do documento, o Departamento promove consulta pública sobre o transporte intermunicipal entre Toledo e Cascavel. O encontro aconteceu, na tarde da última terça-feira (1º), na Prefeitura Municipal. Pela manhã, a consulta foi realizada em Cascavel.

O foco está no deslocamento intermunicipal em regiões metropolitanas, sendo necessária a participação de usuários destas linhas de ônibus, interessados em discutir o futuro dessa modalidade de transporte no Estado.

De acordo com a coordenadora de transporte rodoviário comercial do DER-PR Maria Elizabete Bozza, as contribuições e as sugestões da comunidade vão subsidiar um novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal. “Ele vai garantir o atendimento a todos os municípios do Paraná, com cobrança de tarifas modestas ao usuário e economicamente viável para as operadoras”.

A consulta pública aconteceu também em Londrina, Maringá, Umuarama e Campo Mourão. O próximo compromisso será em Apucarana. “Estamos trazendo conhecimento sobre um produto que o DER-PR está elaborando, cujo objetivo é estudar cada linha para fazer um sistema de transporte e, por consequência, uma nova licitação será aberta”, afirma Maria Elizabete.

Ela cita ainda que a comunidade precisa ser ouvida, pois é ela que faz o deslocamento diário e conhece a demanda. “O sistema de transporte do estado será estudado, pois queremos fazer um sistema que seja bom para a população e economicamente viável para que as empresas tenham interesse em operar nessas linhas”.

META – O Plano de Mobilidade Intermunicipal está em desenvolvimento. No entanto, o DER-PR possui metas a serem alcançadas. A primeira é criar um novo sistema que seja economicamente viável. Para isso, a coordenadora menciona que será feito um sistema tronco-alimentador. “Ou seja, o município que não tiver demanda para ir até a capital, mas tem até um imediato e, posteriormente, seguir para a capital”.

O Departamento pretende atender todos os municípios do Paraná, sendo alguns de maneira indireta, como já acontece no sistema aéreo. Maria Elizabete pondera que a licitação é obrigatória e ela já deveria ter ocorrido. “Para aprimorar o sistema é preciso o estudo. Queremos criar um sistema eficiente, pois quando licitarmos a linha; ela será boa para o passageiro e para as empresas que operam. Assim teremos um sistema melhor”.

A expectativa é que a nova licitação ocorra entre um ano e meio ou dois anos. “É o tempo para terminar o Plano e construirmos os editais. Nós cumpriremos a Lei. Se não estudarmos direito, poderemos oferecer um sistema que não é atrativo ao usuário ou a empresa. E, nós desejamos um sistema bom”.

CONSULTA – A equipe do DER-PR tem atuado em diversas áreas para agilizar o processo. “Eu estou visitando diretamente os polos regionais e dialogando com os prefeitos. Solicito que cada gestor converse com o seu usuário e a comunidade para apresentar as sugestões, as quais podem ser enviadas por email. Enquanto o Plano estiver em elaboração, receberemos as sugestões. Além disso, pesquisaremos os passageiros nos pontos, pois queremos saber o que está bom ou ruim e o que pode melhorar”, menciona Maria Elizabete.

A coordenadora destaca que o Departamento tem a ousadia em criar modelos novos e mais atrativos. “Assim, as pessoas com condições econômicas deixarão seus veículos em suas casas e podem utilizar o transporte público. No Plano, queremos criar ferramentas que atraiam a população para usar o serviço”.

Maria Elizabete salienta que o DER-PR pretende se embasar com a maior quantidade de informação para tornar o estudo bom. “Até março do próximo ano, pretendemos ter dialogado com a maioria dos interessados e ter abordado os detalhes, porque o Plano tem o prazo para ser executado. Até março de 2023, queremos estar com uma proposta finalizada”.

Caso o interessado não possa comparecer, as sugestões podem ser encaminhadas por e-mail para consultamobilidade@der.pr.gov.br. Mais informações sobre as consultas públicas estão disponíveis no portal do DER/PR, clicando no banner a respeito.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.