Toledo avança na desburocratização para abertura e baixa de empresas

Estimated reading time: 4 minutos

A Prefeitura de Toledo realizou, nesta terça-feira (1º), uma reunião com representantes dos contabilistas do município para discutir a desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas. O encontro contou com a participação de Lisiane Simone Knaack, presidente da Associação dos Contabilistas e do Sindicato dos Contabilistas de Toledo e Região; Ademir Kopeginski, vice-presidente de finanças da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit); entre outros representantes.

Durante a reunião, os contabilistas destacaram a necessidade de maior agilidade nos procedimentos municipais, visando facilitar o ambiente de negócios e estimular a geração de empregos. Segundo Lisiane Knaack, os escritórios de contabilidade são a principal porta de entrada para novos empreendimentos, tornando essencial a otimização dos processos burocráticos.

“O que a gente busca junto ao município é a desburocratização nos processos, para que tenha agilidade nas aberturas, alterações e até mesmo baixas de empresas. Então isso consequentemente vai gerar um excelente resultado lá na ponta, como geração de empregos e consequências positivas”, destacou Lisiane.

Para ouvir as demandas apresentadas, estiveram presentes na reunião, os secretários: Balnei Rotta (Fazenda), e Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico); além da coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, e o diretor de Receita, Marcio dos Santos. Também participaram do encontro, João Luiz de Macedo Junior, CEO da Equiplano Sistemas, e outros representantes da empresa, que é responsável pelo sistema de gerenciamento contábil da Prefeitura de Toledo.

Os participantes ressaltaram a importância da integração dos sistemas municipais com a plataforma Empresa Fácil, que permite a abertura de empresas de forma mais ágil. A expectativa é que o município acompanhe essa evolução, garantindo a efetiva digitalização e simplificação dos trâmites administrativos.

De acordo com os contabilistas, houve uma evolução na comunicação com a Prefeitura em relação a essas demandas. A reunião resultou no agendamento de um novo encontro para acompanhar os avanços e garantir que as melhorias sejam implementadas. A iniciativa reforça o compromisso do município com o desenvolvimento econômico e a modernização dos serviços empresariais.

Marcio dos Santos destacou que antigamente, a abertura de uma empresa era um processo demorado, que exigia documentos que hoje não são mais necessários. Ele explica também que a alteração de certos processos dependem de readequação dos sistemas informatizados de gerenciamento. “Temos uma empresa que faz o desenvolvimento dos sistemas, que ouviram as demandas e ficou entendido que é possível fazer a reprogramação. Depende um tempo para isso, mas houve um compromisso de trabalhar nesse sentido”, relatou o diretor.

Em relação à demanda de automação do sistema de emissão de alvará por meio do “Empresa Fácil”, e da desburocratização para emissão e renovação de alvarás e licenciamentos, Fernanda Moreira explicou que está em fase de implementação a emissão automática de alvarás. “Devido a classificação de risco das atividades, se fez necessário revisarmos as planilhas de risco baixo, médio e alto, para entrar em conformidade com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e IAT [Instituto Água e Terra], o que gerou planilhas com mais de três mil parâmetros. Devido a isso, o processo de ativação tem previsão para estar pronto até o final do primeiro semestre”, explicou Fernanda.

A previsão é que sejam realizadas mais reuniões para acompanhar o andamento dos processos de implementação das demandas apresentadas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.