Dezembro Vermelho: ação externa é adiada devido as condições climáticas
Estimated reading time: 3 minutos
As condições climáticas dos últimos fins de semana impediram a realização de ação externa voltada a campanha Dezembro Vermelho. O evento que deveria ter ocorrido no dia 30 de novembro – com o intuito de marcar os inícios dos trabalhos de conscientização – foi adiado. A iniciativa era uma promoção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) – do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) – e do Sesc de Toledo.
A psicóloga no CTA/SAE do Ciscopar, Isabela dos Santos, pontua que devido as chuvas foi preciso desmarcar o evento. Ela cita que está sendo planejada uma nova ação para fevereiro de 2025, contudo, esse cronograma ainda não está definido.
O Dezembro Vermelho – que é o mês de enfrentamento e conscientização ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O CTA/SAE é o serviço de referência no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis dentro da área de abrangência do Ciscopar. O trabalho é contínuo e visa promover mais saúde a população e fortalecer a rede de atuação.
EM AÇÃO – Isabela destaca que a campanha visa promover a conscientização e reforçar que as pessoas cuidem da saúde. Além também reforça que os atendimentos são ofertados durante todo o ano.
“O serviço de testagem rápida pode ser ofertado, por livre demanda no CTA/SAE, ou seja, não requer agendamento. Isso faz com que a procura seja sempre homogênea, não tendo variações tão significativas por se tratar do Dezembro Vermelho. A procura pela profilaxia pré-exposição sim, tem mostrado aumento, o que é fruto de toda sensibilização e conscientização que está sendo realizado no decorrer desse ano”, explica.
DADOS – Atualmente, aproximadamente 1.300 pacientes estão em acompanhamento no CTA/SAE. Em 2024, de janeiro até o fim de novembro, foram registados 70 novos casos na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.
A infecção pelo HIV atinge todas as faixas etária de maneira significativa, entretanto, nos últimos anos, existe um aumento de casos entre homens sendo a faixa etária de 26 a 49 anos.
A cada ano as diretrizes e estratégias para o enfrentamento do HIV são atualizadas, buscando entender a dinâmica social presente nas regiões, para que estas políticas alcancem a população esperada.
Da Redação
TOLEDO