Dia da Árvore: a importância em preservar a natureza

Na data de 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Uma data para que todas elas sejam notadas nos parques, nas praças, nos quintais das casas. A preocupação em preservar as árvores e plantar novos pés deve ser de toda a sociedade e poder público, pois ela é a ‘mãe das frutas’, é o verde da mata que também precisa colorir as cidades. Árvore é vida.

A araucária (Araucaria angustifolia) é a árvore símbolo do estado do Paraná. Estudos apontam que a origem da araucária seria da época do período jurássico, cerca de 200 milhões de anos atrás. A Araucaria angustifolia faz parte do ecossistema que também está presente em parte do território do Parque Nacional do Iguaçu: a floresta ombrófila mista.

“Desde criança aprendemos a importância das árvores como integrante da natureza, sua relevância para a vida humana e da fauna, a função dela no ecossistema, ou seja, uma árvore não pode passar despercebida, esteja onde estiver”, destaca a bióloga, Jussara Zuko.

Para a profissional, a data é mais uma forma de lembrar a humanidade que a árvore é um grande símbolo da natureza, que merece respeito, que precisa de preservação. Ela cita que existe a necessidade de promover a conscientização para que cada um faça a sua parte, isso desde o cidadão que planta uma árvore no quintal de casa, até os órgãos competentes para a adoção de políticas públicas.

PRESERVAÇÃO E CONSCIÊNCIA – “O processo de conscientização é algo contínuo e para que ele aconteça de maneira eficaz é importante contar com mecanismos e ferramentas que envolvem a população como um todo. Um Plano de Arborização bem elaborado, por exemplo, é uma ação que tende a contemplar uma das pontas. Rever, discutir e atualizar o Plano é algo importante e que merece atenção das autoridades e da comunidade”, declara.

A bióloga também pontua que, não é uma novidade, o fato da natureza ‘dar respostas’ em relação ao comportamento humano. Ela aponta que mesmo diante de situação nítidas como crise hídrica, que pode desencadear impactos no ecossistema, a humanidade em diversas situações fica inerte. “Ainda vemos uma parcela da população acreditar que é o outro que tem que fazer, que tem que cuidar, que tem que ter comprometimento. A natureza é responsável por conduzir os elementos essenciais a vida; cuidar do meio ambiente é cuidar da humanidade, que possamos começar com ações simples como cuidar de uma árvore”, orienta ao enfatizar a importância da data.

Da Redação

TOLEDO

Por que as árvores são fundamentais no ecossistema?

* Aumentam a umidade do ar devido à evapotranspiração, ou seja, perda de água pelas folhas na forma de vapor;

* Evitam a erosão do solo que é sustentado por suas raízes;

* Produzem o oxigênio através do processo de fotossíntese, onde transformam a energia solar e o gás carbônico em açúcares e oxigênio;

* Reduzem a temperatura do ambiente;

* Fornecem sombra e abrigo as diversas espécies de animais;

* São a base da cadeia alimentar terrestre.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.