Emoção tomou conta do Dia da Cidadania em Toledo
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Trinta e duas pessoas em situação de rua (PSRs) participaram na manhã da última sexta-feira (6) do último Dia da Cidadania desta gestão. O projeto voltado ao atendimento a pessoas em situação de rua (PSRs) teve seu encerramento na Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito). Ao finalizar as atividades, uma salva de palmas simbolizou o reconhecimento pelo trabalho realizado pelo poder público municipal nos últimos meses. A comoção também foi demonstrada em forma de lágrimas pelo público atendido.
Além de proporcionar para os PSRs banho, café da manhã e almoço, foram entregues kits de higiene e é possível regularizar documentos por meio do registro de boletim de ocorrência do extravio de documentos, atualizar ou realizar entrevista do Cadastro Único, encaminhar entrevistas de emprego, realizar atendimentos médicos, solicitar tratamentos, encaminhamento para acolhimento na Casa de Passagem e acessar as demais políticas públicas.
A rotina começava cedo, com a oferta de banho a partir das 7h. Aos poucos a ação foi sendo moldada, conforme a necessidade e análise da demanda. Por último, a oferta de serviços seguia até meio dia, quando era servido almoço às PSRs e então retornavam para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II).
Encerramento – O último Dia da Cidadania contou com a participação de 32 PSR, sendo que 7 destes são novos. “Consideramos que foi uma experiência proveitosa, teve pessoas que foram para vagas de emprego, outras conseguiram tratamentos, enfim, conseguimos ajudar várias pessoas em situação de rua. Tivemos um encerramento digno de um belo projeto”, comenta a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura.
O Projeto teve início no dia 10 de julho de 2024 com o atendimento de 45 pessoas. Durante as semanas seguintes, houve uma média de 30 a 35 pessoas atendidas semanalmente. “Podemos dizer que o projeto marcou um novo patamar de atendimento intersetorial para as pessoas em situação de rua em Toledo. Foram muitos trabalhadores envolvidos em e muitas PSRs sendo acompanhadas, acessando uma ampla rede de serviços e de benefícios”, explicou a Secretária de Assistência Social, Solange Fidelis.
Segundo ela, isso tudo resultou em importantes impactos na vida deles, principalmente no que se refere ao exercício da cidadania como tratamentos em saúde, acesso a alimentação saudável, entre outros. “Com certeza este foi um piloto que servirá de referência para futuras ações a serem implementadas voltadas ao atendimento a este público”, acrescentou Solange Fidelis.
Os atendimentos aconteciam de forma articulada por diversas secretarias municipais, como a Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Humano, Segurança e Mobilidade Urbana, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Agronegócio, além de instituições externas, como a Polícia Militar.
Atendimentos:
Cozinha Social – 43 refeições foram realizadas.
Saúde – Foram atendidos na saúde mental 2 PSR, já na atenção primária foram 13 triagens com 13 verificações de sinais vitais (SSVV), 1 encaminhamento para a UPA, 3 encaminhamentos para UBS e 13 glicemia capilar.
Agência do Trabalhador – Foram 4 encaminhamentos para entrevista em 3 atendimentos.
Assistência Social – 2 atendimentos técnicos e 18 triagens.
Polícia Militar – Foi realizado 1 reimpressão de boletim de ocorrência.
Meio Ambiente – Já no meio ambiente foi realizado 1 atendimento.
Um relatório abrangendo todo o período deve ser divulgado em breve.