Dia da Saúde Bucal no Lago Municipal leva cuidados a toda família

Estimated reading time: 3 minutos
Domingo (23) foi dia de cuidar da Saúde Bucal no Lago Municipal (Parque Ecológico Diva Paim Barth), evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março. Foi uma tarde em que profissionais do setor de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram avaliações e orientações quanto à higiene e prevenção de doenças bucais.
Aproximadamente 10 profissionais – entre odontólogos, técnicos em saúde bucal e técnicas em higiene bucal – atenderam crianças, adultos, idosos e gestantes. A Escola de Saúde Pública do Paraná também participou do evento com estagiários do Curso Técnico em Saúde Bucal, auxiliando nos atendimentos.
Foram feitas avaliações das condições de saúde bucal e orientações quanto ao acesso aos serviços de odontologia na rede municipal de saúde de Toledo. Os profissionais também utilizaram protótipos da arcada dentária para orientar os participantes a fazer a correta escovação e a passagem do fio dental. As crianças ainda ganharam kits de higiene bucal com escova, fio e creme dental.
A coordenadora de Saúde Bucal, Caroline Toledo, explica que a odontologia atua em todas as fases da vida e cada perfil de pessoa recebe orientações específicas. “As gestantes têm muitas mudanças hormonais, o que pode provocar sangramento gengival. Os adultos recebem uma orientação mais geral, que é a que todos têm mais acesso. As crianças precisam de uma adaptação na técnica de escovação por conta da coordenação motora que ainda não está bem desenvolvida. A mesma coisa com os idosos, que vão perdendo a destreza manual e precisam de orientações mais adequadas com a habilidade motora deles”, detalha.
“Nosso objetivo é trazer a Saúde Bucal para um espaço coletivo e aproximar das pessoas, e orientar e reforçar a importância de fazer a manutenção da saúde da boca e dos dentes. Esse evento é para a família toda, desde os bebês até os vovôs e vovós, e direcioná-los ao serviço mais indicado para cada caso”, explica Caroline.
O prefeito Mario Costenaro destacou a importância do caráter preventivo do evento. “Nós temos pensado a saúde de uma forma mais resolutiva, buscando trabalhar de uma forma mais humana, com esse contato direto com as pessoas. Queremos tornar mais acessível os serviços de saúde, e essa ação trabalha de uma forma mais preventiva, antecipando tratamentos e evitando problemas maiores para os pacientes. Isso reforça aquilo que priorizamos, que é aproximar o diálogo entre a população e a gestão em todos os sentidos, inclusive na questão da saúde”, finaliza Costenaro.
TOLEDO