Dia da Ucrânia em Curitiba reúne teatro, folclore, artesanato e comidas típicas

A programação da 5ª edição do Dia da Ucrânia em Curitiba começa nesta sexta-feira (26) com a peça Abjeto Sujeito, da consagrada artista paranaense Denise Stoklos. No sábado (27) e domingo (28), a celebração continua com apresentações folclóricas, venda de artesanato e comidas típicas ucranianas, além de outras atrações gratuitas no Museu Oscar Niemeyer (MON)l.

Inspirada na obra de Clarice Lispector, a performance de Stoklos promete envolver e emocionar o público ao celebrar a herança cultural ucraniana compartilhada pelas duas artistas. Abjeto Sujeito explora temas profundos e universais por meio da interpretação singular da artista, é uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam a palavra literária. Canções de Elis Regina pontuam o percurso que vai da negação à constituição do sujeito. 

A peça será apresentada às 20h, no Teatro da Reitoria da UFPR, e tem ingressos à venda no Sympla

Denise aponta que sua vocação e carreira têm influência ucraniana, o que também a aproxima de Clarice. Nascida e criada no interior do Paraná, Stoklos convivia com demonstrações artísticas preservadas no estado, como pelos grupos folclóricos, que sempre a entusiasmaram “pela força de expressão, ritmo e musicalidade”. 

“Abrir o evento vem revestido de todo caráter pessoal em que me sinto unida com meu pai, filho de ucranianos, meus avós paternos que vieram de lá, como uma ponte de ligação finalmente celebrada na minha história. E muito especial por trazer à tona a cultura que percorre meu sangue e tanto me inspira e elevá-la neste patamar tão humanista e emocional que ela contém em tudo”, aponta.

A presidente do Folclore Ucraniano Barvinok, organizador do evento, Solange Melnyk Oresten, destaca a satisfação de ter a peça na abertura do Dia da Ucrânia, que chega em 2024 à sua quinta edição. “Será novamente uma grande demonstração do orgulho em manter viva por tantos anos nossa cultura, ainda mais com a participação de tão consagrada artista”, diz.

Programação no MON

O Dia da Ucrânia é um evento bienal organizado desde 2015 em Curitiba pelo Folclore Ucraniano Barvinok, ligado à Sociedade Ucraniana do Brasil, como forma de manifestar e manter viva a cultura ucraniana na capital paranaense.  

Nesta 5ª edição, as comemorações também ocorrerão no vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON), no sábado e domingo, das 10h às 18h, com diversas atrações, como artesanato, dança, música e gastronomia. Um palco especialmente montado receberá apresentações folclóricas de 15 grupos vindos de diferentes cidades do Paraná, do grupo anfitrião da festa, além de convidados da Argentina e do Canadá.

Nas barracas típicas, 28 artesãos oferecem diversas opções de bordados, porcelanas, pêssankas, bonecas de pano, artesanato em couro e madeira. Também haverá venda de comidas típicas, como o tradicional pastel varenyky, sopa de beterraba, bolachas decoradas, embutidos, entre outros. Nos dois dias, no período da tarde, também haverá oficinas de bordado com as bordadeiras do Barvinok.

A 5ª edição do Dia da Ucrânia em Curitiba é uma realização da Sociedade Ucraniana do Brasil com o Folclore Ucraniano Barvinok, com o apoio institucional da AINTEPAR – Associação Interétnica do Paraná, da Embaixada da Ucrânia na República Federativa do Brasil, do Consulado Honorário da Ucrânia no Paraná e da RCUB – Representação Central Ucraniano-Brasileira, com incentivo da Razão Imobiliária, RANDON Rodoparaná e TIMBER, com produção da Unicultura Soluções Culturais e da Trento Edições Culturais. 

Mais informações pelo Instagram: @barvinokoficial e @subras.oficial

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.