Dia de Cooperar reúne cooperativas de Toledo
O Dia de Cooperar é uma iniciativa que visa promover a solidariedade e o voluntariado. Em todo o país, diversas ações coordenadas por cooperativas acontecem simultaneamente. A data – Dia Internacional do Cooperativismo – é celebrada, tradicionalmente, no primeiro sábado do mês de julho. É um sábado em que as cooperativas se unem para contribuir com a comunidade e realizar atividades com o intuito de promover o bem-estar e o desenvolvimento social.
Toledo conta com a força do cooperativismo que atua em diversas vertentes. No município, cinco cooperativas – Sicoob, Sicredi, Uniprime, Unimed e Primato – se uniram para realizar ações. Durante todo o mês de junho no processo de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão enviados ao estado do Rio Grande do Sul. A ação é realizada em parceria com Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Neste sábado (6), acontece o ápice dessa ação. A programação envolve o encontro das entidades – que reúnem em cooperação – nas sete unidades da rede Primato, com o intuito de fazer um grande mutirão de arrecadação de alimentos, com a participação de colaboradores voluntários das cooperativas envolvidas. Os mantimentos arrecadados terão o mesmo destino: colaborar com o Rio Grande do Sul e serão enviados para o Estado na próxima semana.
NO ESTADO
“Vamos aproveitar para divulgar à sociedade os diferenciais do nosso modelo de negócio. As cooperativas existem para organizar economicamente as pessoas. Mas não é apenas o aspecto econômico que orienta a atuação do cooperativismo. Temos nossos princípios e valores. A cooperação é muito mais importante do que uma simples competição de mercado. É a essência do que o cooperativismo realiza em todo o mundo. E, cooperando, as pessoas têm mais oportunidades e uma condição social melhor”, cita o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
No Paraná, muitas cooperativas estão se organizando para promover iniciativas conjuntas que vão beneficiar comunidades, entidades filantrópicas, hospitais, escolas, entre outras organizações, por meio de atividades diversas, que vão desde arrecadação de donativos, como roupas, calcados, alimentos não perecíveis, entre outros itens, até prestação de serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação financeira. Além disso, diversas ações em prol dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul – como as que ocorreram em Toledo.
“Nosso propósito é dar suporte ao nossos cooperados, para que eles obtenham renda e qualidade de vida e, ao mesmo tempo, crescer junto com as comunidades ao nosso entorno, sem descuidar também das questões ambientais. Onde há cooperativas, há desenvolvimento sustentável”, pontua.
HISTÓRIA
No Brasil, são 4.693 cooperativas, com 20,5 milhões de cooperados, que possuem 524.235 empregados, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No Paraná, as 225 cooperativas registradas no Sistema Ocepar contabilizam 3,5 milhões de cooperados e 140 mil funcionários.
Desde 1923, essa celebração é realizada mundialmente e foi oficialmente proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no centenário da ACI, em 1995. Desde então, a ONU e a ACI sempre escolhem um tema para destacar as contribuições das cooperativas para o bem-estar geral das comunidades. O lema de 2024 é ‘Cooperativas constroem um futuro melhor para todos’.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria/Sistema Ocepar
Cooperativas entregam computadores em Toledo
A entrega de 15 computadores para a Unidade Social do Jardim Coopagro aconteceu na última sexta-feira (5). A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia de Cooperar 2024, envolvendo cinco cooperativas: Sicoob, Sicredi, Uniprime, Unimed e Primato.
A Unidade Social do Jardim Coopagro unidade atende diariamente 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, executando o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
A secretária de Assistência Social, Solange Silva dos Santos Fidelis, conta que os computadores doados vão auxiliar em muitas atividades com as crianças. “Agora no segundo semestre vamos retomar todas as atividades com os jogos educativos e aulas de informática”, comemora.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Sonnir Dalla Barba, ressalta a importância da união entre as cooperativas. “Por meio do Dia C unimos forças para melhorar a qualidade de vida das comunidades em que estamos inseridos”, ressalta.
O vice-presidente da Sicredi, Cirio Kunzler, conta que o repasse dos equipamentos tem um significado especial, assegurando melhores condições de vida às crianças: “O mínimo que poderíamos fazer é dar oportunidade a essas crianças. Estes equipamentos serão muito importantes”.
TOLEDO
Coamo e Credicoamo comemoram Dia Internacional do Cooperativismo
O cooperativismo é uma forma de organização social que procura construir uma sociedade mais justa, livre e com bases democráticas. Sua maior característica é a solidariedade baseada em práticas de ajuda mútua construída em cima de alternativas econômicas e humanas.
Na Coamo o cooperativismo congrega uma grande família: são mais de 31 mil cooperados atendidos em 120 unidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul; mais de nove mil funcionários diretos, e contando com os temporários e terceirizados, este número supera 11 mil pessoas. É uma família de 140 mil pessoas, que diretamente é beneficiada pelo cooperativismo praticado na Coamo.
Centenas de cooperados e funcionários da Coamo celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo durante eventos realizados na Sede Administrativa de Campo Mourão na sexta-feira (05).
As celebrações iniciaram com um ato cívico reunindo a diretoria, cooperados e funcionários com a palavra do presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini. Na oportunidade também houve a entrega simbólica dos donativos do Dia C – Dia de Cooperar para entidades de Campo Mourão.
Na sequência, está sendo realizado o tradicional Encontro de Jovens Líderes Cooperativistas, com 500 pessoas entre integrantes das 28 turmas de jovens líderes, diretoria, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e cooperados do comitê educativo da Coamo.
Gallassini, ressalta que a data tem grande importância não só pelo fato de celebrar, mas também por reforçar a relevância do cooperativismo para o mundo. “Nós acreditamos muito na filosofia cooperativista e podemos compartilhar isso com nossos cooperados, funcionários, parceiros e com toda a sociedade de forma geral. É um dia que merece sempre ser celebrado”, afirma.
CAMPO MOURÃO