Dia do Capoeirista: data comemora uma importante expressão cultural do país

Na data de 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista. A data visa fazer com que a prática popular seja mais conhecida no país –  mesmo sendo muita antiga no Brasil. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2014, atribuiu à capoeira o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Toledo conta com o projeto Capoeira na Escola.

“O meu amor pela capoeira surgiu aos 6 anos de idade, quando eu era aluno do Mestre Niquinha, Nicomedes Antônio Martins”, recorda o responsável pelos projetos Capoeira na Escola, Lucas José de Melo –  também conhecido como mestre Babú. “Hoje, dou aulas seguindo seus passos. Hoje, sou mestre formado por ele”.

Desde 2004, mestre Babú ministra aulas. Ele iniciou as atividades no Colégio Morais Rego. Atualmente, ela curso faculdade de Educação Física e através do programa Atleta na Universidade participa de competições pela capoeira. Já conquistei títulos importantes como: ouro no Municipal, ouro no Regional, bronze e prata nos Jogos Abertos de Combate, ouro no Mundial na Argentina -representando a capoeira – e recentemente ouro no Paranaense de Capoeira”.

CAPOEIRA NA ESCOLA – O projeto ‘Capoeira na Escola’ atende gratuitamente nas escolas. O mestre Babú pontua que são mais de 300 crianças, jovens, adolescentes e adultos que participam das atividades e o comprometimento dos participantes já rendeu títulos importantes e tem descoberto talentos nesse segmento.

“Não são apenas as aulas, o projeto envolve o comprometimento em casa, no boletim escolar, somente, quem vai bem em todos os aspectos é que pode participar das promoções, troca de corda, viagens”, salienta ao reforçar que por muito tempo a capoeira foi marginalizada, mas hoje tem uma forma educacional.

CONQUISTA DE ESPAÇO – A origem da capoeira é da época da escravidão no Brasil. Os escravos passaram a desenvolver golpes que passou ser uma forma de luta e de resistência. Dessa forma, eles passaram a adaptar os movimentos da luta aos cantos africanos e a capoeira foi ficando gingada.

“Capoeira ainda está ganhando seu espaço no país do futebol. Somos filiados à Federação Paranaense aonde buscamos melhorias a cada dia para a capoeira. Fica o convite para que a comunidade conheça as atividades do projeto ‘Capoeira na Escola’, participe da prática e conheça mais sobre a capoeira”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.