Dia do Cliente: empresário pode aproveitar a data para fidelizar o consumidor

Ele é o consumidor que compra uma, duas ou mais vezes. Tem cadastro no estabelecimento, recebe as promoções e novidades no WhatsApp e consegue facilidades na hora do pagamento. É fidelizado e não tem dúvidas em relação aos seus direitos. O cliente, é uma peça chave para o sucesso do estabelecimento comercial.

Ele é o consumidor que adquire o produto do mesmo lugar mais de uma vez, defende o estabelecimento e ainda divulga para outros consumidores. Quer um marketing melhor que esse? E na data de hoje (15) é celebrado o Dia do Cliente. A data é comemorada desde 2003 no país e foi criada por um empresário no Rio Grande do Sul, como uma estratégia de estreitamento de relacionamento entre as empresas e seus clientes.

O Dia do Cliente é uma oportunidade para ajudar a aumentar as vendas em um mês que não conta com outras datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados. Nesse dia, algumas empresas costumam oferecer produtos com desconto para fidelizar os clientes.

A coordenadora do Procon Janice Finkler comenta que manter um bom relacionamento entre o empresário e o consumidor é essencial para que esse se torne um cliente fiel. Ela cita que seguir a legislação do Código de Defesa do Consumidor é o primeiro passo.

“As regras do CDC são básicas e o empresário, para fidelizar o cliente, tem que apresentar um diferencial como uma política de troca do estabelecimento, porque quando a empresa oferece algo a mais para o consumidor, como o direito de arrependimento que atualmente acontece só para as vendas fora do estabelecimento, ele está atraindo e fidelizando aquele cliente”.

FERRAMENTAS – Outros mecanismos que Janice pontua são as ferramentas disponíveis para facilitar a aproximação com o cliente, como as redes sociais. Através do Instagram, Facebook e WhatsApp o empresário pode facilitar o contato com o consumidor, otimizar o seu tempo e proporcionar facilidade na hora das compras.

“Quando o empresário publica as novidades nas redes sociais, faz um contato pelo WhatsApp mostrando os lançamentos, acaba atraindo o consumidor e traz o cliente para si. Às vezes o consumidor nem está precisando daquele produto, mas o contato direto e rápido através das redes sociais desperta o interesse e ele acaba comprando”.

Com a correria do dia-a-dia muitos consumidores não têm tempo e buscam agilidade na hora das compras. Janice complementa que se a empresa oferece um condicional, por exemplo, já é uma oportunidade de transformar esse consumidor em cliente.

SOLUÇÃO – Contudo, ao comprar um item para casa ou um presente de aniversário, o consumidor pode se deparar com um sinistro ou até mesmo um tamanho ou estilo que agradou. Resolver esse conflito de forma rápida e sem complicações também pode gerar uma boa reputação da empresa diante do consumidor.

“Quando um produto apresentar um sinistro, por exemplo, a empresa pode buscar solucionar esse problema de forma rápida, poupando tempo e estresse do consumidor. Quando a loja se manifesta dessa forma, dando assistência ao consumidor, com responsabilidade solidária, muito provavelmente o consumidor vai voltar no estabelecimento e se tornar um cliente fiel pelo tratamento e agilidade na solução daquele problema”, complementa Janice ao lembrar que quando a realidade é ao contrário, o mal relacionamento também pode prejudicar os negócios e afastar o cliente em potencial.

“Nós orientamos que, em um conflito, o consumidor busque primeiro a empresa para resolver aquela questão. A partir do momento em que a empresa resolve o problema por liberalidade, isso ajuda a fidelizar o cliente. Houve um conflito e foi solucionado e não teve a necessidade de buscar o Procon, abrir um processo, por exemplo. A partir do momento em que a empresa resolve a demanda do consumidor, ela tem um cliente fiel”.

Da Redação

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