Dia do Leitor: Biblioteca Pública de Toledo Registra Alta nas Férias

Estimated reading time: 4 minutos

Quem não gosta de pegar um bom livro, arrumar um cantinho aconchegante e iniciar uma viagem incrível mergulhando em cada página, cada parágrafo e em cada palavra. Para os amantes de leitura, o Dia do Leitor, comemorado nesta terça-feira (7) é uma data importante, por homenageia quem se dedica a essa prática.

Ler proporciona o desenvolvimento da cognição humana, do intelecto e da imaginação. Também amplia o vocabulário e melhora a escrita, exercita a imaginação e a criatividade, reduzir a ansiedade e o estresse, aumenta o conhecimento e a bagagem cultural e estimula a criatividade.

No período de férias escolares, especialmente durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Municipal registra um dado interessante que é aumento significativo de visitas de leitores. A bibliotecária Ana Paula Lenhardt Alves explica que nesse momento os pais aproveitam para ir com os filhos, fazer um passeio, uma atividade diferenciada, realizar uma leitura local e uma leitura compartilhada em família. “Eles também aproveitam para fazer o cadastro, fazer os empréstimos, garantir a leitura das férias e também buscar livros para ler no aconchego de suas casas. Só para vocês terem uma ideia, a movimentação é tão grande durante o período das férias escolares que somente nesses primeiros dias de atendimento do ano (2, 3 e 6 de janeiro) nós já tivemos mais de 400 pessoas atendidas aqui na Biblioteca”.

PROCURA – Apesar do avanço dos recursos tecnológicos, a leitura dos livros de papel nunca caiu de uso. Poder folhear um livro e mergulhar em suas histórias é como viajar sem sair do lugar. A leitura inspira, liberta e transforma. Desde a antiguidade as bibliotecas são a principal fonte de conhecimento da humanidade.

Além do período de férias, a Biblioteca Pública de Toledo também sido procurada ao longo do ano. Somente a unidade do Centro, em 2024 contabilizou quase 20 mil leitores visitando o espaço durante o ano. “Grande parte desses leitores têm feito cadastro para fazer empréstimos domiciliares. Muitas pessoas também procuram a Biblioteca para fazer uma leitura local, utilizar os computadores para uso social em busca de empregos, para estudo, cadastramento de currículos e também pessoas que utilizam espaço somente para estudar”, complementa.

EMPRÉSTIMO – Para fazer o empréstimo é preciso fazer um cadastro e apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço do mês atualizado, telefone para contato além de mais dois números para referência e e-mail para contato. No momento do cadastro será necessário fazer uma senha para o usuário acessar os serviços da Biblioteca. “Cada pessoa com cadastro pode realizar o empréstimo de até seis livros, sendo dois gibis, dois livros infantojuvenil e mais dois de literatura ou área técnica”, conclui a bibliotecária Ana Paula Lenhardt Alves.

Da Redação

TOLEDO

Livros mais procurados em 2024

Categoria Adulto

O poder do hábito – Charles Duhigg

Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés

Teto para dois – Beth O’Leary

É assim que acaba – Colleen Hoover

O homem de giz – C. J. Tudor

Armas da persuasão – Robert B. Cialdini

Segredos da mente milionária – T. Harv Eker

A biblioteca da meia-noite – Matt Haig

Coleção As sete irmãs – Lucinda Riley

Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

Categoria Infantojuvenil

Coleção Diário de um banana – Jeff Kinney

Coleção A casa na árvore – Andy Griffths

Coleção Diário de uma garota nada popular – Rachel Renée Russell

Coleção Percy Jackson e os olimpianos – Rick Riordan

Coleção Harry Potter – J. K. Roling

Diário de Rowley – Jeff Kinney

O homem-cão – Dav Pinkley

Categoria Literatura Infantil

A lagarta – Giovana Mantegazza

Selva: explore as cenas e ouça os incríveis sons dos animais- Anne Rooney

Muu: como falar vaquês – Jonathan Irwin

Coleção Quando me sinto … – Trace Moroney

Aperte aqui – Hervé Tullet

Conhecendo o mundo subterrâneo – Petra Bartiková

Enciclopédia da vida selvagem Larousse: animais do mar

A parte que falta encontra o grande O – Shel Silverstein

A lua cheia na casa sonolenta – Audrey Wood

Unicórnio: divirta-se com seu amiguinho mágico

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.