Dia do Motorista: classe profissional que contribui para o progresso

Na data de 25 de julho é celebrado o Dia do Motorista. São esses os profissionais que responsáveis pelo transporte de alimentos, de medicamentos, de insumos em geral, de pessoas e de uma infinidade de produtos essenciais para uma atividade, para uma produção, para alguém. A condução acontece pelas mãos dos motoristas e o Brasil é ‘movimento sobre rodas’.

Dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, a data de 25 de julho também tem representatividade cristã, pois é o Dia de São Cristóvão – Cristóvão significa ‘aquele que carrega Cristo’. Esse santo é considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

“O Dia do Motorista é uma data lembrada e festeja pelo Sest/Senat. Afinal, é um dia entre todos os outros que marcam a importância dessa classe profissional”, declara o gestor operacional da Unidade de Toledo do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Euclides Antônio Heiss. “São eles que estão nas estradas, que carregam alimentos, insumos, mercadorias, pessoas, enfim que movimentam nosso país”.

QUALIDADE DE VIDA – Para Heiss, em mais um ano de comemoração do Dia do Motorista, é preciso enaltecer a importância da classe e evidenciar que o Sest/Senat tem atuado para que o motorista seja sempre acolhido e receba atendimentos com excelência voltados a promoção da saúde e qualidade de vida. Ele reforça que com capacitação e o suporte necessário, esses profissionais têm mais condições de exerceram a função com mais comprometimento e disposição.

“O Sest/Senat tem a missão de qualificar e aperfeiçoar profissionalmente o motorista de forma gratuita. São diversos cursos especializados que permitem que esse profissional possa prestar sua função, desempenhar sua atividade com mais destreza, com mais conhecimento, com mais entusiasmo”, reforçou.

PORTAS ABERTAS – Para celebrar a data de 25 de julho, o Sest/Senat de Toledo promoveu a segunda edição do ‘Portas Abertas’. O evento ocorreu na tarde de sábado (22) e envolveu toda a comunidade. A técnica de Promoção Social do Sest/Senat, Liliane Cristine Wansovski Ticiani, relata que esse tipo de ação visa envolver os motoristas, seus familiares e a comunidade em geral para que todos possam conhecer os trabalhos da unidade.

“Contamos com uma programação para toda a família. Tivemos brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e algodão doce para as crianças, serviços de beleza, participação da Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realidade virtual com a simulação de embriagues e sono na condução, acuidade visual, entre outros atrativos, tudo para enaltecer a data e a importância da classe”, conclui Liliane.

Da Redação

TOLEDO

Confira os atendimentos prestados pela unidade do Sest/Senat em 2022:


Sest/Senat oferta atendimentos com qualidade aos motoristas

Desde 2019, a unidade tem feito a diferença na vida dos motoristas atendido / Foto: Janaí Vieira

Em 2019, Toledo passou a contar com uma Unidade Operacional do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Contudo, ele foi criado há três décadas e tem se estabelecido como uma instituição essencial para o desenvolvimento da atividade transportadora em todo o país.

“Temos aumentado significativamente nossos atendimentos em Toledo e isso permite ampliar nossas metas e nosso quadro de colaboradores”, destaca o gestor operacional da Unidade de Toledo do Sest/Senat, Euclides Antônio Heiss. “Os atendimentos são 100% gratuitos para os trabalhadores do transporte contribuintes e com esses serviços temos cumprido nossa missão que é fazer a diferença na vida desses profissionais e, consequentemente, de seus familiares”.

Em Toledo, os serviços atuam na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, na assistência ao trabalhador do transporte nas áreas de odontologia, fisioterapia e psicologia, além de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer. Heiss destaca que a cada ano a Unidade busca melhorar e ampliar os atendimentos prestados.

“Quando iniciamos tínhamos dois profissionais prestando os atendimentos de odontologia, hoje, contamos com seis e, para o próximo ano, devemos estar com oito. Esse aumento de quadro também ocorreu nas áreas de fisioterapia e psicologia”, declara Heiss ao enfatizar que os atendimentos são 100% gratuitos para os trabalhadores do transporte contribuintes e para os dependentes apenas alguns tipos de procedimentos têm custos, contudo, são valores irrisórios ao serem comparados com os praticados no mercado.

FAZER A DIFERENÇA – A missão do Sest/Senat envolve transformar a realidade dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes e, dessa forma, contribuir para elevar a competitividade dos transportadores através da educação profissional, além da promoção da saúde e da qualidade de vida.

“Temos sucesso nos atendimentos prestados. Nos atendimentos de fisioterapia, por exemplo, temos vistos excelentes resultados de pacientes com evoluções extraordinárias”, destaca a técnica de Promoção Social do Sest/Senat, Liliane Cristine Wansovski Ticiani. “É satisfatório fazer esse trabalho e ver que é possível fazer a diferença na vida das pessoas”.

MELHORIA CONSTANTE – Segundo Liliane, na gama de cursos gratuitos ofertados pelo Sest Senat, os motoristas e familiares encontram opções nas áreas que envolvem oito temática principais: saúde, gestão de negócios, segurança, logística, tecnologia, transporte, desenvolvimento educacional e social e meio ambiente.

“Nesse processo de melhorias contínuas buscamos ampliar nosso horário de atendimentos. A flexibilização da agenda é uma forma de prover o atendimento, especialmente, nas situações emergenciais, como nos casos do motorista que está em trânsito, ou seja, aquele que é de outra cidade, mas está em Toledo e precisa de atendimento. Já temos agenda de odontologia que vai até às 19h e de psicologia até às 21h. Nosso objetivo é expandir também nesse sentido a fim de levar mais qualidade de vida a esses profissionais e seus dependentes e fazer a diferença na vida deles”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO


A história de São Cristóvão

Segundo a lenda, o nome verdadeiro de Cristovão era Reprobus, de origem dos povos pagãos do Oriente, da qual seu pai era rei. Reprobus, foi consagrado ao deus Apolo e, ao crescer, tornou-se um homem extraordinariamente alto, robusto e forte. Devido a sua presença que era sinônimo de vitória, Reprobus decidiu que deveria trabalhar para o maior rei todos. Primeiro encontrou um rei forte, passou a servi-lo, porém, “durante uma das festas do reino, algumas cantigas e canções estavam sendo cantadas para o rei e continham em sua letra citações ao demônio. Toda vez que era citado, o rei fazia o sinal da cruz. Intrigado, Cristovão perguntou ao rei do que se tratava aquele sinal e ele disse que era uma proteção contra qualquer má intenção ou coisas ruins vindas daquela figura. Sendo assim, Cristovão concluiu que o demônio era mais poderoso que o rei e por isso devia servi-lo”.

Encontrando ao demônio, Reprobus notou que toda vez que o demônio avistava a Cruz, ele desviava o caminho para não passar próximo a ela. Reprobus questionou a este mestre o porquê e, o demônio, explicou: “Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele”.

Decidido a encontrar Jesus Cristo, Reprobus “encontrou um eremita que o educou na fé cristã e o batizou, porém, não quis fazer jejum nem orações a Cristo, mas, a pedido do seu catequista, aceitou ajudar as pessoas a cruzar um rio caudaloso. Certa vez, ele ajudou uma criança a atravessar o rio carregando-a nas costas. Mas a criança ficava cada vez mais pesada e Reprobus tinha a sensação de que o mundo inteiro estava sobre os seus ombros. Terminada a travessia, a criança revelou que era o Criador e Redentor do mundo, sobrecarregada ela própria com o peso de todos os pecados da humanidade”.

Devido a este último evento, Reprobus, ganha o nome de São Cristóvão, dotado de um sentido espiritual, como “aquele que carrega Cristo”, e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.